DANIEL LUKA, ACREDITA QUE MILAGRES COMPROVAM O CATOLICISMO COMO DOUTRINA REVELADA :




OLÁ A TODOS:


                Lhes enviei um belo e extenso material sobre o polêmico e chocante assunto: Milagres: A Assinatura de Deus?!

                Gostaria, por tal haver ocorrido, de lhes reiterar nossa posição ( católica ) a respeito do fator e estudo do fenômeno sobrenatural ( por nós classificado como o sendo ) e de sua respectiva consequência, imbuída de significado real a fé cristã em seu contexto geral!

* Cremos existir o milagre

* Cremos ser o verdadeiro milagre ( não os outros fenômenos incomuns, mas humanos... ) a assinatura Divina para confirmar a religião revelada, pois se Deus é "um", então obviamente que Sua doutrina/revelação tem que ser apenas uma e não 56000 diferentes! ( 56000=número de religiões, seitas... existentes no mundo, hoje )

* Cremos que as discussões teológicas terminem, em sua grande maioria, em prepotência e soberba...

* O milagre verdadeiro ( como todos os que lhes mandei por e-mail ) viriam a dirimir as dúvidas e confirmar quem possue a revelação Divina em plenitude, seria um convite ao ser humano que quer acreditar, calcar sua fé em uma religião que é confirmada por fenômenos sobrenaturais, portanto=Divina!

* É um convite de Deus para que tenhamos uma fé racional, para que possamos acreditar com mais razão e convicção...

* Não se diz, jamais, que somente esta religião confirmada ( para nós=Catolicismo ) leve, eleve o ser humano a Deus, pois Deus aceita várias outras formas também. Pois há muitos que não conhecem tal fenômeno ou que por razões outras pertecem a outras denominações religiosas.

* Ou seja, acreditamos que várias religiõe possuam caminhos, também!!! E podem levar-nos a Deus também. Várias religiões possuem essências idênticas e parecidas e podem nos elevar, certamente, ao Deus de Amor Eterno.

* Porém, acreditamos que no Catolicismo, haja a plenitude da revelação sobre a essência do amor de Deus, de Sua pedagogia evolutiva ( confissão... ) e de seu entendimento em linhas teológicas e gerais...

* Respeitamos qualquer pessoa que discorde de nós... É um direito...

* Os erros da Igreja ( Inquisição e seus abusos, dentre tantos outros... ) não são o que Deus confirmaria, para nós. Deus estaria a confirmar os Concílios Ecumênicos ( que definem doutrina dogmática... ) e os grandes teólogos da Igreja... em doutrina sobre fé... = a doutrina real da Igreja.

* Faz-se bem lembrar de que a real doutrina católica é bem diferente do que se prega em televisão... alguns livros históricos... basta consultar nosso material doutrinal... e para nós, é esta real doutrina católica que Deus confirma, para que possamos ter maior certeza de que estes confirmados teólogos, estão dizendo a verdade sobre algo que ninguém pode ver nem observar, o que nos leva a ter uma fé mais segura, real e madura. Deus faria tal ( o milagre ) para nos dar certeza a razão, de que nos é revelado algo e assinado por Ele mesmo!!!

* Todos os fenômenos encontrados no Catolicismo: incorrupção de corpos de santos(as) que ainda possuem sangue líquido e vivo em seu interior; imagem de Guadalupe ( que possue olhos vivos, temperatura, e que mostra a imagem de doze pessoas como se forma no olho humano, Sudário de Turim, reposição ou criação de órgãos em Lourdes... somente ocorreram no Judaísmo e, hoje em dia no Catolicismo... Esta é uma das razões que levou os luteranos a admitirem ( há pouco tempo, cerca de dois anos, na Alemanha... ) que milagres "verdadeiros " somente ocorrem em templos católicos... também vários teólogos ortodoxos o admitiram e por tal voltaram a manter uma grande comunhão com Roma...

* Há vários outros fenômenos como: advinhação do futuro, passado e presente; curas excêntricas, "comunicação com mortos"(?), operações ditas espirituais... os quais são bem explicados pela ciência geral e aceitos como fenômenos naturais do ser humano... pela esmagadora maioria qualitativa de cientistas mundiais que estudam os fenômenos ( apenas uma minoria os considera como não sendo produzidos pelo ser humano!), tais fenômenos são bem diferentes dos que ocorrem somente no Catolicismo...

* Os fenômenos do Catolicismo ( os que não tem explicação natural ) estarrecem o mundo científico de tal modo que mais de onze mil médicos já passaram só por Lourdes, para não falar dos outros locais...

* Para mais informações sobre os fenômenos comuns e os sobrenaturais, vá até o site: www.clap.org.br e boa pesquisa. Este site possue alguns desvios, porém a maioria de seu material é aceito como fonte de boa pesquisa para conclusões de linhas gerais...

* Voltamos a reiterar: acreditamos que estes fenômenos nos mostrem qual é a religião revelada, ou seja: a Plenitude da doutrina Divina e de Sua pedagogia ao ser humano, mas nunca dissemos nem diremos que é a única fé capaz de nos conduzir a Deus. É, porém ( para nós ) a mais plena e bela: motivo de alegria ao humilde... Nos mostra um Deus que já começa a revelar e Se comunicar com o ser humano, neste plano, nos ajudar a evoluir e Lhe conhecer cada vez mais...

* Para finalizar: respeitamos qualquer opinião contrária e estamos abertos ao bom e respeitoso debate...!

Um bom dia,

Um grande abraço,

Daniel Luka.



MINHA RESPOSTA, EM 09.01.03 :




Prezado Daniel Luka


                Agradeço por sua mensagem, costumeiramente arraigada em suas crenças, o que é um direito legítimo.

                Nós Espíritas afirmamos e continuaremos a afirmar que a Ciência e o Espiritismo caminham juntos. E se me permite, isso nem sempre acontece com os princípios Católicos, como é o caso da Ressurreição da carne, no Juízo Final, ou seja, quando os corpos, já decompostos ou carbonizados, voltarão a se reconstituir ( não sei como, pois isso é radicalmente contra os mais ELEMENTARES princípios da Ciência ) para terem o destino merecido : “Céu” ou “inferno”. Bem, pelo menos os Padres não se cansam de dizer, nos púlpitos das Igrejas, que Todos Nós ressuscitaremos com os nossos corpos atuais, no dia do Juizo Final !!!

                Bem, mas vamos ao que interessa. Para dar apenas um exemplo de como a Ciência vem apoiando o Espiritismo, a Rede Globo apresentou no ano passado, um Programa sobre Tratamentos Espirituais. E não se trata de Programas sensacionalistas e Operações Espirituais do Dr. Fritz e coisas do gênero. Refiro-me ao Programa Globo Repórter de sexta-feira - 13.09.02, o qual mostrou que os Principios Espíritas estão sendo adotados por Clínicas e Hospitais de renome, em São Paulo !

                E não entrevistaram somente pessoas Espíritas. O Programa obteve depoimentos de Psicólogos e Médicos conhecidos do meio Acadêmico. O Programa entrevistou os Psicólogos : Sérgio Felipe de Oliveira, Manoel Simão e Júlio Peres, o Cardiologista e Diretor do INCOR ( Instituto do Coração de São Paulo ) Roque Savioli ( QUE É CATÓLICO !!! ) ; Franklin Ribeiro, o Neurologista Sebastião Alvernaz, da Escola Paulista de Medicina, Hospital das Clínicas-SP e muitos médicos e Cientistas respeitados no Brasil e no exterior.

                E todos, inclusive o Dr. Roque Savolli, que é Católico, reconheceram e comprovaram a eficácia dos Tratamentos Espirituais. Foram utilizados aparelhos de Eletroencefalogramas e de Tomografia Computadorizada de última geração, com mapeamentos cerebrais comprovando as influências do magnetismo espiritual. Inclusive foi citado que este modelo de tratamento também está sendo estudado pelo Ministério da Saúde dos Estados Unidos !

                Caso Você não tenha visto o Programa, peço licença para indicar-lhe o meu Site - http://jefferson.freetzi.com , acesso TEXTOS : Texto 15 - Depois de muito tempo, a Ciência vem a público apoiar o Espiritismo !!! Programa Globo Repórter . Essa matéria também pode ser vista na Página :

http://jefferson.freetzi.com/Ciencia-Espiritismo2.html

                É apenas para uma rápida leitura, e mesmo porque boa parte dessa Página citada acima, possui ilustrações que facilitam o entendimento e reduzem o tamanho dos textos.

                TUDO FOI OBTIDO NO SITE DA GLOBO.COM

                Bem, quanto aos milagres encontrados nos meios Católicos, respeitarei sempre aqueles que acreditam, mesmo porque fui Católico até os meus 27 anos. Bem, para termos uma posição totalmente equilibrada sobre quaisquer temas, faz-se necessário investigar e analisar todos os lados da questão. Vamos enfocar o tão famoso Milagre de San Genaro. A relíquia contendo o sangue do Santo Protetor dos Napolitanos que se liquefaz uma vez por ano, segundo a Igreja, por milagre, e é saudada com aplausos pelos fiéis !!!

                Bem, envio-lhe uma reportagem extraída do Sistema Globo de Produções, a qual relata as atividades de um Grupo de Cientistas denominado Associação dos Céticos. Parece que descobriram algo não revelado pelos Religiosos. O Texto diz: "Um químico também enfrentou a Igreja Católica. Suspeitou da veracidade do milagre de San Genaro, a relíquia contendo o sangue do santo protetor dos napolitanos que se liquefaz uma vez por ano, segundo a Igreja, por milagre. O químico descobriu que no ano de 1389, quando a relíquia do santo apareceu, os alquimistas já conheciam uma substância vermelha muito parecida com a que ele descobriu. “A nossa explicação é que em Nápoles, durante a missa, a ampola do sangue é manipulada. São os movimentos que fazem o conteúdo dissolver, não um milagre”, diz o químico."

                Peço que entenda que não estou desafiando a crença de ninguém. E não estou inventando nada. Apenas informo sobre uma reportagem da Globo. Procure pelo item "Farsas do Além" - Fantástico.

                É só clicar no endereço :

Fantastico - Cientistas desvendam fenômenos Paranormais

                Você verá vários itens nesta Página. O que me refiro é : FARSAS DO ALÉM - CIENTISTAS DESVENDAM FENÔMENOS PARANORMAIS.

                Nesta Página existem também, descobertas sobre outras Religiões, como farsas de pseudo-espíritas que enganam os incautos. Para mim, os embustes, seja de qual for a Religião, devem ser descobertos e revelados para impedir que continuem a iludir as pessoas. Não estou com isso, afirmando que os fatos relacionados a São Genero sejam uma farsa. Repito : A Opinião isenta e equilibrada necessita de muita investigação.

                E quanto à inerrância Bíblica tão apregoada pelos Católicos, peço que analise e responda do fundo do Coração, Daniel. Veja se tais Passagens poderiam ser inspiradas por Deus :


1) Deuteronômio 23, 1: "Aquele a quem forem trilhados os testículos, ou cortado o membro viril, não entrará na assembleia do Senhor".

1.1) Análise : Testículo ???!!! membro viril ???!!! - Esses termos viriam mesmo de Deus ???



2) Gn 6, 6: "então se arrependeu o Senhor de ter feito o homem na terra...".

2.1) Análise : "... se arrependeu o Senhor .. ???!!! - Ora, se Deus é perfeito, Ele não pode errar. Só se arrepende de alguma coisa aquele que fez algo que considera errado. Então como Deus pode ter feito algo errado se Ele é perfeito ???



3) Sl 103, 8-9, que diz: "O Senhor é misericordioso e compassivo; longânimo e assaz benigno. Não repreende perpetuamente, nem conserva para sempre a sua ira".

3.1) Análise : "... para sempre a sua ira .." - Deus sentiria ira, raiva, ódio ??? Se Deus é todo amor e bondade, como pode sentir essas coisas ??? Como pode Deus se rebaixar a esses sentimentos humanos ???



4) Sl 94, 1 : "O senhor, Deus das vinganças, Ó Deus das vinganças, resplandece"

4.1) Análise : "... Deus das vinganças, Ó Deus das vinganças ..." - Deus seria vingativo ??? Novamente : Se Deus é a perfeição máxima, como Ele poderia pensar em Vinganças, que é um sentimento ruim e baixo do Ser Humano ???



5) Sl 105,24-25 : "Deus fez sobremodo fecundo o seu Povo e o tornou mais forte do que os seus opressores. Mudou-lhes o coração para que odiassem o seu Povo..."

5.1) Análise : "... Mudou-lhes o coração para que odiassem o seu Povo ..." - Deus, com sua infinita bondade e amor, poderia provocar ódio nos corações das pessoas ???



6) Sl 105, 36 : "Também feriu de morte a todos os Primogênitos da sua Terra, as primícias do seu vigor"

6.1) Análise : "Também feriu de morte a todos os Primogênitos da sua Terra ..." - Deus, que é TODO amor, iria FERIR DE MORTE OS PRIMOGÊNITOS ????



7) Sl 110, 5-6 : "O Senhor à tua direita, no dia da sua ira, esmagará os Reis. Ele julga entre as Nações ; enche-as de cadáveres ; esmagará as cabeças por toda a terra."

7.1) Análise : "... esmagará os Reis ..." "... enche-as de cadáveres ; esmagará as cabeças por toda a terra ..." - Será que Deus desceria a esse nível ???



8) Números 31 : 17-18 : "Agora, pois, matai todos os meninos entre as crianças, e todas as mulheres que conheceram homem, deitando-se com ele" "As meninas, porém, que não tiveram relações com homem, conservai-as vivas para vós"

8.1) " matai todos os meninos entre as crianças..." ????!!!! "...conservai as meninas (puras) para Vós ????!!! - Está aí, uma nítida intervenção de ideias humanas, criminosas (matai ) e licenciosas ( conservai as meninas vivas para vós). Conservai-as para vós ??? Com que intuito ???


                Sabemos que Deus é todo bondade, infinitamente perfeito, mas também é justo, não deixando sem corretivos aquilo que considera errado. MAS, Você acha realmente que, o acima descrito, poderia vir realmente de Deus ??? Ou é intervenção do sentimento do homem, por exemplo, Davi, um Soldado Guerreiro acostumado a Guerras e mortes ???

                E quanto ao cumprimento integral da Palavra de Deus, contida na Bíblia ? Ora, se toda a Bíblia é Palavra de Deus, como os Católicos acreditam, pensamos ser lógico que todos os fiéis da Igreja cumpram o que se segue :


Levítico 11, 21-22 : - Mas de todo o inseto que voa, que anda sobre quatro pés, cujas pernas traseiras são mais compridas, para saltar com elas sobre a terra, estes comereis. Deles comereis estes: a locusta segundo a sua espécie, o gafanhoto devorador segundo a sua espécie, o grilo segundo a sua espécie, e o gafanhoto segundo a sua espécie.

* Você come gafanhotos, grilos ???


Levítico 19, 27 : - Não cortareis o cabelo em redondo, nem danificareis as extremidades da barba.

* Vocês deixam de fazer a barba ??? Se fizerem a barba, estarão descumprindo um mandamento de Deus !!! Afinal, está na Bíblia. E segundo Vocês, não houve intervenção humana. Tudo é palavra de Deus, não é mesmo ???


1 Cor 14, 34-35 : Conservem-se as mulheres caladas nas igrejas, porque não lhes é permitido falar; mas estejam submissas como também a lei o determina. Se porém, querem aprender alguma cousa, interroguem, em casa, a seus próprios maridos, porque para a mulher é vergonhoso falar na igreja.

* Mas o que vemos, são mulheres pregando até na Televisão !!! Será que as mulheres não leram a Bíblia direito ???

Mas poderia se dizer : Ora, isso se aplicava naquela época, onde a fome rondava os povos nômades, não tinham as inovações que temos hoje e os costumes tinham que ser respeitados.

Mas espere !!! Por acaso, a palavra de Deus varia com o tempo ??? Por acaso, a palavra de Deus varia com os costumes e a moda de cada época, de acordo com a vontade dos homens ???

Ora, a Palavra de Deus é eterna e imutável !!!


E para aqueles que gostam de carne de porco, aí vai :


Levítico 11, 7-8 : - Também o porco, porque tem unhas fendidas, e o casco dividido, mas não rumina; este vos será imundo, da sua carne não comereis, nem tocareis no seu cadáver; estes vos serão imundos.


* Certa vez, fui convidado, pela Família de minha esposa ( A maioria é Evangélica, mas havia muitos Católicos ) para um churrasco. Recusei, educadamente, pois só como carne branca. Disseram-me que não havia problema, pois fariam frango no espeto. Qual não foi minha surpresa, ao ver que havia, à farta, carne de porco, que era consumida avidamente, por Todos os Católicos que lá estavam ..

Das duas uma : Ou os Católicos ( e Evangélicos ) não estão cumprindo a palavra de Deus ou houve realmente intervenção humana nas Escrituras Sagradas !!!   Com qual Você fica ???

Bem, vão dizer que em algumas passagens pegamos frases isoladas. Sim, fizemos isso para podermos usar da mesma "técnica" que usam quando o assunto é combater o Espiritismo. Assim estamos utilizando da mesma medida, pois   "pesos diferentes são abomináveis ao Senhor" ( Provérbios 20, 23).

                Caso queira responder-me, ficarei honrado com um retorno seu.

Respeitosamente,

Jefferson




DANIEL LUKA, REPETINDO ALGUNS SEGMENTOS DA MINHA ÚLTIMA MENSAGEM ( EM ITÁLICO ), RESPONDE-ME EM 10.01.03 :


"Nós Espíritas afirmamos e continuaremos a afirmar que a Ciência e o Espiritismo caminham juntos."


                R - vários fenômenos são estudados, sejam do espiritismo ou outra qualquer religião, neste sentido sim. Também no sentido de várias proposições suas estarem a se servir de método científico, porém a exposição do caso, está mui sujeita a debate e rechasse E com ela ( a exposição da maneira espiritualista ), a maioria dos estudiosos, não concordam, sinto muito!

                Uma vez que expomos fé sobrenatural, não há como fugirmos de "crenças" ( termo equívoco por ti )! A não ser que a ciência já tenha comprovado sua filosofia em todos os sentidos (?) – é claro que não!!! Também concordo de que qualquer outra fenomenologia religiosa, seja esta de minha fé ou sua, terá um grande empasse técnico científico, talvez passa até convencer no campo humano/pessoal, mas jamais em termos de ciência pura. Por estes fatos descritos, poderem ser fruto do inconsciente, outras probabilidades... o que a ciência não tem como provar, visto sua limitação de não poder visualizar espíritos, Deus... de maneira e modo totalmente convincente..



"E se me permite, isso nem sempre acontece com os princípios Católicos, como é o caso da Ressurreição da carne, no Juízo Final, ou seja, quando os corpos, já decompostos ou carbonizados, voltarão a se reconstituir ( não sei como, pois isso é radicalmente contra os mais ELEMENTARES princípios da Ciência ) para terem o destino merecido : Céu ou inferno."


                R - a ressurreicão da carne(carne=o homem inteiro, na cultura judaíca antiga ), certamente se dá logo após a morte em um outro corpo, espiritual, diferente, impassível... como assim nos mostram o Sudário de Turim para bem evidenciar como Cristo nos mostrou que seriamos ressuscitados ( não o reconheceram- corpo mesmo, glorificado, portanto=mais evoluído, porém o mesmo ser humano. ). O Sudário é o objeto mais bem estudado da história da humanidade e uma das propostas teses diz que a imagem se formou quando o corpo, cerca de 30 horas após sua falência total, "explodiu" se transformando em luz. Foi, segundo a maioria dos mais de 50 cientistas da NASA que estudaram o fenômeno da impressão sudarial, a maior explosão radioativa já ocorrida na natureza, durou somente um milésimo de segundo e volatizou o lençol internamente, deixando assim a imagem impressa.

                Não é contra os princípios elementares da ciência, apenas precisaria ser executado por um ser que detenha poder de CRIAÇÃO, uma vez que falamos do Criador(!) Também acreditamos que Deus detenha várias energias não conhecidas por nós, obviamente bem acima de nossas leis e forças...o que é até certo ponto, bem provável, tendo em vista a obviedade de vários estudos e da própria infinitude de Deus...

                Este ser ressuscitado ( jogado para frente, com mais consciência ... ) pode então, mais plenamente escolher evoluir para Deus ou não, segundo sua opção. Deus para ser perfeito, não pode deixar de lado a opção humana. Não sabemos se alguém opte por não evoluir, cremos que todos o façam, mas pela natureza Divina, temos de no mínimo acreditar que Deus dê a liberdade em estado total ao ser humano, pois caso contrário, estaria a obrigar a todos a dizer SIM ao Seu plano. O que pela Sua perfeição, não deve ocorrer. Pois Deus tem que respeitar inteiramente a decisão humana.

                Certamente que Deus mostra ao ser humano as consequências deste ato, por tal cremos que ninguém diga não, somente talvez.

                SOMENTE DEUS É PERFEITO EM ESTADO NÃO MÚTAVEL, TODA A NATUREZA E OUTROS SERES PODEM SER PERFEITOS, DESDE QUE SUSTENTADOS POR ELE, POIS POR SÍ MESMO ( DIGO: SOZINHO... ) NEM A NATUREZA NEM O SER HUMANO PODEM SER DEUSES PERFEITOS, POIS SÃO CRIATURAS, NÃO O CRIADOR. SOMENTE O CRIADOR PODE SER PERFEITO SEM JAMAIS SE ALTERAR, SOMENTE ELE DETÊM TODO O PODER DO BEM SUPREMO E DA PERFEIÇÃO EM SÍ E POR SÍ SÓ. TODOS NÓS E INCLUSIVE A NATUREZA, PODERÍAMOS SER PERFEITOS, DESDE QUE FOSSEMOS SUSTENTADOS POR DEUS EM SEU PLANO INICIAL. MAS SEM ELE NÃO O PODEMOS VISTO QUE ELE É A ÚNICA PERFEIÇÃO POR SÍ SÓ E IMUTÁVEL...

                TODA A CRIAÇÃO DEPENDE DE SER SUSTENTADA PELO ÚNICO BEM SUPREMOS PARA SE MANTER PERFEITA, CASO CONTRÁRIO, TAL NÃO PODERIA OCORRER.

                = DEUS É PERFEITO EM TUDO QUE PLANEJA, PORÉM NÃO PODE SUSTENTAR QUEM OU O QUE NÃO QUER SUA PROTEÇÃO E PLANO ORIGINAL, PELO LIVRE ARBÍTRIO A NÓS DADO...

                Portanto, alguns seres humanos " podem " não querer a "graça" santificante do único bem supremo e perfeito em sí: Deus Criador ( por ocasião de sua ressurreição ) e, o respeitando, pelo seu livre arbítrio, Deus que é perfeito respeito tbém, deve não força-lo, apesar de querer salvá-lo pelo Seu infinito amor. Claro, talvez ninguém escolha dizer Não, mas temos que no mínimo, nos aludirmos a possibilidade, visto que Deus acolhe perfeitamente a decisão humana.

                A Igreja tem dúvidas ( no sentido teológico ) sobre alguém Ter dito não, por isso não afirma de forma dogmática de que haja alguém no "inferno"=estado de não bem aventurança e ou participação na glória de Deus, por opção de não querer o plano divino para sí, por livre e espontânea decisão... Ela afirma que há pessoas no céu, de maneira dogmática =verdade de fé revelada, porém jamais o fez dogmaticamente com relação ao estado ‘inferno’.

                Alguns teólogos mais conservadores ou não, dizem que somente ressuscitaremos no último dia, que para eles seria um tempo futuro; porém a maioria acredita que o último dia já seja o dia de nossa morte, tendo em vista que adentraríamos uma dimensão "atemporal" com nossa morte. A Igreja não tem o "quando" como dogma, portanto está aberto a debate e alocubração teológica, entretanto tem como verdade indiscutível a "ressurreição" do homem inteiro=corpo e alma.



"Bem, pelo menos os Padres não se cansam de dizer, nos púlpitos das Igrejas, que Todos Nós ressuscitaremos com os nossos corpos atuais, no dia do Juízo Final !!!"


                R - Atual? Esta é nova para mim, bem, por mais que alguém tenha o dito, certamente se refere a energia corporal atual, que será plenificada, transformada. É obvio que Deus pode se utilizar de outras fontes, mas também da nossa. Talvez, por ocasião de nossa morte clínica ( que não é a morte real ), estejamos ressuscitando já, talvez seja este o entendimento. Com um corpo "glorioso" é o que a Igreja prega.

                COMENTÁRIO: a cada seis meses, toda nossa energia corporal, células, ossos.... são totalmente trocadas, sem que com isso, entretanto, sejamos outro ser humano...! Pode tbém ser neste sentido que alguns padres se refiram a este citado "mesmo" corpo, transformado, glorificado...



"Bem, mas vamos ao que interessa. Para dar apenas um exemplo de como a Ciência vem apoiando o Espiritismo, a Rede Globo apresentou no ano passado, um Programa sobre Tratatamentos Espirituais. E não se trata de Programas sensacionalistas e Operações Espirituais do Dr. Fritz e coisas do gênero. Refiro-me ao Programa Globo Repórter de sexta-feira - 13.09.02, o qual mostrou que os Princípios Espíritas estão sendo adotados por Clínicas e Hospitais de renome, em São Paulo !"


                R - Sim, concordo que no "Brasil" tal esteja ocorrendo em alguns locais, como tbém já ocorrem em alguns outros ao redor do mundo, porém tal se deve a três fatores:

* linha filosófica espírita, não necessariamente de uma escola aceita como científica,
* crítica científica real deixada de lado ( como o afirmaram os vários protestos com relação ao programa, feitos por vários outros psicólogos e estudiosos... )
* O Brasil é um campo fértil para este tipo de superstição acadêmica, em alguns locais, entretanto. É o único local onde o espiritismo Kardecista realmente deu certo!

                Algumas pessoas do meio do estudo humano, sempre apoiaram e apoiarão a tese espírita, porém não quer dizer que tal seja um tese/proposição científica de renome internacional e geral, pois a maioria dos estudiosos... jamais concordariam.... foi sim em largo esquema, um programa equivocado, quando se fala em "ciência", pois a ciência em sí não pode provar e nem aceita tais proposições categóricas como as apresentadas no Programa Globo Repórter, o qual está mais no campo da variedade do que no de mostra científica, por muitas vezes...

                E é assim que o programa foi qualificado por quase todos os especialistas que o comentaram, a não ser, claro, pela orbe espírita.... (?) Pois nem sequer levaram em consideração as explicações de outras escolas do ramo, as quais são muito mais aceitas em um contexto real geral, portanto, se não houve a exposição de nenhuma outra teoria realmente científica e, sim de uma escola ( espírita ) que nem se quer é tida como séria, pela grande orbe contrária a ela, nos meios do estudo do incomum, percebemos, então, que de científico o programa não teve quase nada...

                Pois as grandes teorias da NASA, RUSSIA, .... dentre tantas outras escolas, as quais acabam com a teoria espírita de maneira bem real, nem se quer foram trazidas a apreciação pública, o que deixa a qualidade do programa bastante desqualificada.

                Caro Benetton, vejo que por vezes lhe falta crítica realmente científica... e afirmações um tanto equivocadas.



"E não entrevistaram somente pessoas Espíritas. O Programa obteve depoimentos de Psicólogos e Médicos conhecidos do meio Acadêmico. O Programa entrevistou os Psicólogos : Sérgio Felipe de Oliveira, Manoel Simão e Júlio Peres, o Cardilogista e Diretor do INCOR ( Instituto do Coração de São Paulo ) Roque Savioli ( QUE É CATÓLICO !!! ) ; Franklin Ribeiro, o eurologista Sebastião Alvernaz, da Escola Paulista de Medicina, Hospital das Clínicas-SP e muitos médicos e Cientistas respeitados no Brasil e no exterior."


                R - Caro Benetton, entrevistaram bastante espíritas, pessoas que não se dedicam a escolas da parapsicologia geral ( como no caso de vários médicos.... de linha espírita... ), não se deteram a experts de fenômeno incomum, estiveram atrelados a espiritas e simpatizantes no geral, como no caso do padre que se segue. E, mesmo quando mostraram uma figura mais respeitável da linha " fenômeno incomum... " ele não abriu o campo científico em possibilidades outras, portanto não fez exposição real ( teses outras.... )! Como é requerido no meio científico.



"E todos, inclusive o Dr. Roque Savolli, que é Católico, reconheceram e comprovaram a eficácia dos Tratamentos Espirituais. Foram utilizados aparelhos de Eletroencefalogramas e de Tomografia Computadorizada de última geração, com mapeamentos cerebrais comprovando as influências do magnetismo espiritual. Inclusive foi citado que este modelo de tratamento também está sendo estudado pelo Ministério da Saúde dos Estados Unidos !"


                R - Numa coisa concordamos: auto-sugestão realmente dá resultados. Várias escolas nos mostram que na realidade, quando influenciamos o cérebro com teorias espirituais, mesmo um ateu pode se beneficiar, pois tal faz parte do patrimônio cerebral enquanto "estimulante" para a ajuda de tratamentos de linhas gerais. Só que tal método dá resultado independentemente da religião que o utiliza, ou seja, a religião é apenas uma forma de crença, enquanto o cérebro precisa na realidade de um estímulo qualquer, digo: de qualquer religião que seja...

                Tais estudos vem sendo feitos desde muito tempo atrás, em vários ambientes religiosos, vários países... e a conclusão a que chegaram é: este é um fenômeno comum, normal, humano/religioso...

                Peço a vc que tbém se reitere de várias outras escolas de parapsicologia ou ramos outros da ciência.... há muito mais a ser visto e estudado.

                Portanto, o programa Globo Repórter, só não foi mais desrespeitado por opiniões de especialistas mesmo mundiais, por não ter sido exibido em um território aonde não haja espaço para o espiritismo, naturalmente, mas muito especialmente por isto.

                Entretanto, as críticas a sua unilateralidade, foram bastante expressas... em tons bastante expressivos e rechassantes. Em especial por se tratar de uma escola que tem pouco a oferecer em termos de crítica. Que possue bastante pesquisas, tanto quanto unilateralidade, o que não é científico.

                PORTANTO, FICO COM OS FENÔMENOS DE CONFIRMAÇÃO CATÓLICA, OS QUAIS NÃO SÃO TBÉM, TIDOS PELA CIÊNCIA COMO MILAGRE, MAS QUE NO ENTANTO, CONVENCEM ESPECIALISTAS ( EM MUITO MAIOR NÚMERO ) EM SEU LADO HUMANO/PESSOAL SOBRE SUA SOBRENATURALIDADE (=MILAGRE).

POR SEREM REALMENTE MUITO SUPERIORES A FENÔMENOLOGIA ESPÍRITA OU OUTRA QUALQUER!

                COMO OS FENÔMENOS QUE LHE MANDEI VIA MAIL: OLHOS DA VIRGEM DE GUADALUPE, SUDÁRIO DE TURIM, REVITALIZAÇÃO DE CÁDAVERES EM ESTADO DE PUTREFAÇÃO, CORPOS INTACTOS, FLEXÍVEIS, QUE CHEIRAM BEM, COM SANGUE AINDA VIVO EM SEU INTERIOR, CURAS DE PURULAÇÃO/DE DOENÇAS TERMINAIS E IRREVERSÍVEIS "INSTÂNTANEAS", REPOSIÇÃO DE ÓRGÃOS QUE JAMAIS EXISTIRAM OU QUE FORAM RETIRADOS CIRURGICAMENTE ( SOB OS OLHOS DE VÁRIOS CIENTISTAS CÉTICOS... )....

                Só em Lourdes, caro amigo, mais de 11000 cientistas já estiveram, dado a superioridade dos fenômenos que lá ocorrem.... sem falar dos outros locais... e só no meio católico!!!

                E, lembre-se: o milagre não é contra a natureza, senão a que nós conhecemos. É a favor de um Deus que possue poderes e realidades/leis outras que não somente as que conhecemos. É um fato que mostra uma doutrina como revelada, para que possamos aceitar com razão e maturidade uma fé. Não é uma revogação das leis da natureza, é uma outra realidade/lei sendo utilizada, é uma realidade que nos alude ao sobrenatural e, que portanto nos mostra ser um poder de criação agindo=Criador confirmando= fé madura e racionalmente convincente, pela natureza própria dos fenômenos executados.

                como sempre, vc vem a afirmar algo que somente uma mínima parcela apoia, e tal é bastante questionável de debatível, antes que vc possa afirmar tal. Teríamos de Ter a ciência se pronunciando, o que ocorre sim, mas em favor contrário a sua colocação...! Em esmagadora maioria qualitativa de estudos e teorias outras...

                Vc, por vezes, afirma coisas bastante questionáveis ( como a aceitação da Igreja pela comunicação com mortos como se fosse da maneira espírita... ), o que tem causado bastante comentários críticos, mesmo de não católicos...!



"... E quanto à inerrância Bíblica tão apregoada pelos Católicos, peço que analise e responda do fundo do Coração, Daniel. Veja se tais Passagens poderiam ser inspiradas por Deus :

1) Deuteronômio 23, 1: "Aquele a quem forem trilhados os testículos, ou cortado o membro viril, não entrará na assembleia do Senhor".

...

......


E quanto ao cumprimento integral da Palavra de Deus, contida na Bíblia ? Ora, se toda a Bíblia é Palavra de Deus, como os Católicos acreditam, pensamos ser lógico que todos os fiéis da Igreja cumpram o que se segue :

Levítico 11, 21-22:
- ...

...

......

.........



                R - Caro amigo Jefferson, concordo que sua visão é bastante oportuna e louvável. Lhe responderei brevemente, visto que em sites católicos tais respostas podem ser contempladas mais detalhadamente. LHE INDICO UM SITE DE QUE IRÁS GOSTAR: www.veritatis.com.br, quando for a este site, pesquise, em especial, a parte de apologética, sei que nos entenderá melhor. Também, em inglês: www.biblicalcatholic.com e www.catholiceducation.org

                COM RELAÇÃO A BÍBLIA:

* ela é tida como revelada
* pode ser revelação de uma verdade Divina
* ou pode ser revelação de como o povo evoluía com relação a Deus ( caso das mortes... ), o que nos diz, então, que várias das coisas atribuídas a Deus, eram na realidade, uma mentalidade sobre Deus, que necessitava de evolução, retrata uma cultura da revelação, pela qual o povo vai desvendando Deus... vagarosamente, sem necessariamente, estarem com a ideia certa sobre Ele. Nos revela, nestes casos, como Deus agia para evoluir Seu povo, é a história da revelação, que começa com enganos e vai evoluindo, até chegar ao Verbo-Deus encarnado=revelação plenamente feita, então.
* Possue no AT ideias reveladas e idéias que se desenvolvem
* Ou seja: nem tudo na Bíblia pode ser entendido literalmente
* Por isso precisamos do Magistério Eclesiástico
* A Bíblia é tida como um livro religioso e não científico, por isso pode errar em ciência, mas não na mensagem que transmite com o fato científico.
* Deus se utiliza da cultura e conhecimentos da época para revelar, não corrige os dados científicos, pois Ele faz "revelação"! Respeita o pensamento/consciência/evolução/conhecimento de cada época, age através do homem. Mas não erra quanto ao fato essência das proposições. A Igreja sempre aceitou os textos sagrados como:

* literais

ou

* figurados.

O caso com Galileu foi outro, lhe aconselho ir ao site veritatis para maiores informações...

* Com relação a comer gafanhotos, deixar barba... são medidas de época, as quais tem sua razão de ser pelo contexto em especial
* Não são dogmas necessariamente
* Podem mostrar ações de Deus ou do povo que sendo estudadas nos mostram como a revelação agiu e em que mentalidade.
* Podemos, ao entender, o por quê de tais ações, nos elucidarmos sobre a essência do pensamento do povo e da ação de Deus, em sua evolutiva revelação...

                Lhe indico estes sites acima para maior aprofundamento, caso algo não esteja bem claro, favor retornar sua pergunta. Lhe indico o estudo do catolicismo por alguns sites de bom conteúdo!

Obrigado e,

Um grande abraço,

D.L.




MINHA RESPOSTA. ANTES DE CADA REFUTAÇÃO, REPETI PARTE DAS ARGUMENTAÇÕES DO SR. DANIEL LUKA ( TAMBÉM EM ITÁLICO ), EM 10.01.03 :



"vários fenômenos são estudados, sejam do espiritismo ou outra qualquer religião, neste sentido sim. Também no sentido de várias proposições suas estarem a se servir de método científico, porém a exposição do caso, está mui sujeita a debate e rechasse E com ela ( a exposição da maneira espiritualista ), a maioria dos estudiosos, não concordam, sinto muito!"


                R - Interessante a sua afirmação categórica, quando diz que a "maioria" dos estudiosos não concorda. Mas que "maioria" é essa que Você se refere ? Em qual relatório, de cunho eminentemente científico, está essa afirmação ? Estou me referindo a relatórios científicos e estatísticas confiáveis, e não a depoimentos e divulgações "quevedianas", que se apressam a todo custo em dizer que a Ciência desaprova as teorias Espíritas. Para se afirmar uma proposição baseada em números, é necessário pesquisar em Instituições idôneas, e não simplesmente dizer que é, só porque não concordas com uma Doutrina. Agora quem sente muito sou Eu ...



"Uma vez que expomos fé sobrenatural, não há como fugirmos de "crenças" ( termo equívoco por ti )! A não ser que a ciência já tenha comprovado sua filosofia em todos os sentidos (?) – é claro que não!!! Também concordo de que qualquer outra fenomenologia religiosa, seja esta de minha fé ou sua, terá um grande empasse técnico científico, talvez passa até convencer no campo humano/pessoal, mas jamais em termos de ciência pura. Por estes fatos descritos, poderem ser fruto do inconsciente, outras probabilidades... o que a ciência não tem como provar, visto sua limitação de não poder visualizar espíritos, Deus... de maneira e modo totalmente convincente.."


                R - Fé sobrenatural ( SIC ) está intrinsecamente relacionada à crença. Vejamos o que diz nosso querido Aurélio -Edição Sec. XXI.

Crença :

1. Ato ou efeito de crer.
2. Fé religiosa.
3. Aquilo em que se crê, que é objeto de crença.
4. Convicção íntima.
5. Opinião adotada com fé e convicção: crenças políticas.
6. Filos. Forma de assentimento que se dá às verdades de fé, que é objetivamente insuficiente, embora subjetivamente se imponha com grande convicção.

                Portanto, meu caro, não há equívoco algum, pelo menos da minha parte ! Independentemente da Ciência ter provado isso ou aquilo, os seguidores de qualquer Religião possuem sua Fé sob os mais variados prismas, pouco se importando se a Ciência diz o contrário. Como já disse em meu último e-mail, os fiéis de Nápoles continuam a apludir o sangue liquefeito de San Genaro, mesmo depois de Cientistas terem provado que tudo não passava de uma farsa !

                Desculpe-me mais uma vez ... Independente de você dizer que irá analisar tal fato futuramente !



"...O Sudário é o objeto mais bem estudado da história da humanidade e uma das propostas teses diz que a imagem se formou quando o corpo, cerca de 30 horas após sua falência total, "explodiu" se transformando em luz. Foi, segundo a maioria dos mais de 50 cientistas da NASA que estudaram o fenômeno da impressão sudarial, a maior explosão radioativa já ocorrida na natureza, durou somente um milésimo de segundo e volatizou o lençol internamente, deixando assim a imagem impressa."


                R - O Santo Sudário não constitui uma prova incontestável, de acordo com as pesquisas mais recentes, pois segundo as análises realizadas por três equipes - A do Instituto Politécnico de Zurique, na Suíça, a da Universidade de Oxford, na Inglaterra, e a da Universidade do Arizona, o teste do Carbono 14 revela que o linho foi tecido entre os anos de 1260 e 1390. É muita coincidência 3 Universidades localizadas em Países diferentes apontarem para resultados muito próximos !!! O físico inglês Toddy Hall, da Universidade de Oxford disse : "Ou alguém o produziu querendo que acreditássemos que era o sudário verdadeiro, ou ele foi usado num funeral da Idade Média e tudo não passou de uma grande coincidência" ). Mas no entanto, a maioria dos católicos, como você, acredita baseado em outras afirmações também científicas ! Ora, se existem correntes ligadas indiscutivelmente à Ciência, e que produzem resultados heterogêneos, não há como dizer que tal fato ou fenômeno é incontestável !!!



"Não é contra os princípios elementares da ciência, apenas precisaria ser executado por um ser que detenha poder de CRIAÇÃO, uma vez que falamos do Criador(!) Também acreditamos que Deus detenha várias energias não conhecidas por nós, obviamente bem acima de nossas leis e forças...o que é até certo ponto, bem provável, tendo em vista a obviedade de vários estudos e da própria infinitude de Deus..."


                R - Concordo plenamente, pois um dia a Ciência explicará todos os atuais "milagres", e estes simplesmente deixarão de ser "milagres", passando a serem dominados plenamente pelos mais elementares princípios da natureza. O que tínhamos há cem anos atrás ? E o que temos hoje ? E o que a Ciência desvendará daqui a cem anos ? Bem, os fatos falam por si.



"Este ser ressuscitado ( jogado para frente, com mais consciência .. ) pode então, mais plenamente escolher evoluir para Deus ou não, segundo sua opção. Deus para ser perfeito, não pode deixar de lado a opção humana. Não sabemos se alguém opte por não evoluir, cremos que todos o façam, mas pela natureza Divina, temos de no mínimo acreditar que Deus dê a liberdade em estado total ao ser humano, pois caso contrário, estaria a obrigar a todos a dizer SIM ao Seu plano. O que pela Sua perfeição, não deve ocorrer. Pois Deus tem que respeitar inteiramente a decisão humana."


                R - Acho que estamos dizendo a mesma coisa em linguagem diferente, pois concordo. A evolução é um preceito elementar da minha filosofia, independente de quaisquer críticas.



"SOMENTE DEUS É PERFEITO EM ESTADO NÃO MÚTAVEL, TODA A NATUREZA E OUTROS SERES PODEM SER PERFEITOS, DESDE QUE SUSTENTADOS POR ELE, POIS POR SÍ MESMO ( DIGO: SOZINHO... ) NEM A NATUREZA NEM O SER HUMANO PODEM SER DEUSES PERFEITOS, POIS SÃO CRIATURAS, NÃO O CRIADOR. ... = DEUS É PERFEITO EM TUDO QUE PLANEJA, PORÉM NÃO PODE SUSTENTAR QUEM OU O QUE NÃO QUER SUA PROTEÇÃO E PLANO ORIGINAL, PELO LIVRE ARBÍTRIO A NÓS DADO..."


                R - Se dependermos dos termos atuais, a definição de Deus será sempre incompleta. Pobreza da linguagem humana, insuficiente para definir o que está acima da linguagem dos homens. Mas pelos menos podemos ter o consolo de saber que não há como contestar Sua existência e presença em tudo o que nos cerca. E a prova está em um axioma aplicado à ciência laica : Não há efeito sem causa. Procuremos a causa de tudo o que não é obra do homem e a nossa razão responderá. Para crer-se em Deus, basta se lance o olhar sobre as obras da Criação. O Universo existe, logo tem uma causa. Duvidar da existência de Deus é negar que todo efeito tem uma causa e avançar que o nada pôde fazer alguma coisa.



"Portanto, alguns seres humanos " podem " não querer a "graça" santificante do único bem supremo e perfeito em sí: Deus Criador ( por ocasião de sua ressurreição ) e, o respeitando, pelo seu livre arbítrio, Deus que é perfeito respeito tbém, deve não força-lo, apesar de querer salvá-lo pelo Seu infinito amor. Claro, talvez ninguém escolha dizer Não, mas temos que no mínimo, nos aludirmos a possibilidade, visto que Deus acolhe perfeitamente a decisão humana."


                R - Incrível ! Concordamos mais uma vez !   O livre arbítrio é mais um elementar princípio da minha Doutrina.



"Alguns teólogos mais conservadores ou não, dizem que somente ressuscitaremos no último dia, que para eles seria um tempo futuro; porém a maioria acredita que o último dia já seja o dia de nossa morte, tendo em vista que adentraríamos uma dimensão "atemporal" com nossa morte."


                R - Como se vê, até mesmo dentro da doutrina católica não há consenso. Alguns afirmam uma coisa, outros mais conservadores afirmam outra coisa. Mas não estou criticando. Isso é normal. Mesmo dentro do Espiritismo não há unanimidade.



" ... COMENTÁRIO: a cada seis meses, toda nossa energia corporal, células, ossos.... são totalmente trocadas, sem que com isso, entretanto, sejamos outro ser humano...! Pode tbém ser neste sentido que alguns padres se refiram a este citado "mesmo" corpo, transformado, glorificado..."


                R - A teoria acima é "quevediana". O próprio Padre Quevedo contesta os Padres ! Veja seu próprio depoimento, obtido no Site do CLAP :

" Eu admiro a fé dos cristãos, mas no Brasil, quando os padres rezam o Creio, se diz: "... creio na ressurreição da carne...". Me dá uma vontade de levantar os olhos e dizer: EU NÃO.. E continuar rezando. Em grego, a palavra que está na oração não significa carne, significa ser humano, .."creio na ressurreição do homem...", não da carne. "



"...Sim, concordo que no "Brasil" tal esteja ocorrendo em alguns locais ( Princípios Espíritas estão sendo adotados por Clínicas e Hospitais de renome, em São Paulo ), como tbém já ocorrem em alguns outros ao redor do mundo, porém tal se deve a três fatores : linha filosófica espírita, não necessariamente de uma escola aceita como científica."


                R - E neste caso, quem está interessado em provar cientificamente teorias que, por vezes, passam pela questão da Fé ???   Por acaso, os Católicos já provaram a existência da Santíssima Trindade ? Note bem : Eu disse “Provaram”. Esse tipo de coisa, não se prova. É uma questão de fé. E fé não se discute. Se acreditamos na Reencarnação e não podemos prová-la cientificamente, o mesmo ocorre com a Trindade, tão defendida por Católicos. Nada impede dizer que a Reencarnação, comunicação com Espíritos, etc, é questão de Fé. E neste caso, as coisas param por aí. Ninguém pode pedir provas de princípios de uma Religião se não há como provar os princípios da sua própria Religião.



"crítica científica real deixada de lado ( como o afirmaram os vários protestos com relação ao programa, feitos por vários outros psicólogos e estudiosos... )"


                R - Cite nomes de relevância e reconhecidos no meio acadêmico ( Eu disse de relevância e reconhecidos no meio Acadêmico ). Que muitos inconformados ( ilustres desconhecidos, diga-se de passagem ) escreveram para a Globo, disso Eu não duvido. É evidente que existem psicólogos que discordam da teoria da TVP, mas existem muitos também psicólogos que a adotam. E não há como repetir as palavras do Pe. Quevedo dizendo que os profissionais da área que adotarem a TVP seriam excluídos do Conselho, pois a SBTVP - Sociedade Brasileira de Terapia de Vidas Passadas, Sociedade formada por um grupo de psicólogos e estudiosos da Parapsicologia tem registro e funciona há anos em Campinas - SP !!!



"O Brasil é um campo fértil para este tipo de superstição acadêmica, em alguns locais, entretanto. É o único local onde o espiritismo Kardecista realmente deu certo!"


                R - O interessante é que o catolicismo impera ( com raras exceções ) em grande parte nos Países de terceiro mundo, em países atrasados da América, Ásia e Oceania. Nos Países de primeiro mundo, como Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha, os Protestantes dominam. Provavelmente, isso ocorre porque talvez seja mais fácil impor dogmas a Países em que a maioria da população é desprovida de cultura para discernir entre o que é lógico e o que é apenas imposição de interesses e submissão a Sacerdotes.



"Algumas pessoas do meio do estudo humano, sempre apoiaram e apoiarão a tese espírita, porém não quer dizer que tal seja um tese/proposição científica de renome internacional e geral, pois a maioria dos estudiosos... jamais concordariam.... foi sim em largo esquema, um programa equivocado, quando se fala em "ciência", pois a ciência em sí não pode provar e nem aceita tais proposições categóricas como as apresentadas no Programa Globo Repórter, o qual está mais no campo da variedade do que no de mostra científica, por muitas vezes... E é assim que o programa foi qualificado por quase todos os especialistas que o comentaram, a não ser, claro, pela orbe espírita.... (?)"


                R - De novo Você afirma ( baseado em que ? ) que a "maioria" dos estudiosos não apoia as teses espíritas. Diga a fonte, revista, jornal, periódico, ou o que você quiser, pois afirmações baseadas em "achismos" não convencem ninguém. Como a Ciência não aceita as proposições do Programa apresentado na Globo ???

                O que é a Escola Paulista de Medicina ? E o INCOR - Instituto do Coração -SP ? Hospital das Clínicas-SP ? Por acaso são Instituições que baseiam seus procedimentos em rituais, cerimônias e pajelâncias ? Ora, por favor !!!

                Essas Entidades citadas são os mais respeitados Hospitais e Clínicas do Brasil, os quais possuem convênios e intercâmbio com Entidades afins nos países mais desenvolvidos do mundo, principalmente os Estados Unidos !!! Desculpe-me, mas o seu equívoco é notável ...



"Pois nem sequer levaram em consideração as explicações de outras escolas do ramo, as quais são muito mais aceitas em um contexto real geral, portanto, se não houve a exposição de nenhuma outra teoria realmente científica e, sim de uma escola ( espírita ) que nem se quer é tida como séria, pela grande orbe contrária a ela, nos meios do estudo do incomum, percebemos, então, que de científico o programa não teve quase nada..."


                R - Pelo visto, você não viu esse Programa e está se baseando no seu inconformismo. Acabei de citar as maiores e mais respeitadas Instituições de tratamento clínico no Brasil. As Escolas foram em grande parte isentas e independentes de religiosidades. É claro que em alguns casos houve a intervenção da Federação Espírita, mas sempre acompanhadas de Médicos e Psicólogos formados na USP.



"Pois as grandes teorias da NASA, RUSSIA, .... dentre tantas outras escolas, as quais acabam com a teoria espírita de maneira bem real, nem se quer foram trazidas a apreciação pública, o que deixa a qualidade do programa bastante desqualificada. Caro Benetton, vejo que por vezes lhe falta crítica realmente científica... e afirmações um tanto equivocadas..."


                R - Grandes teorias da Nasa, Russia ? Bem, grandes Teorias de Russos, Americanos, Franceses, Suíços, etc, aprovam plenamente as teorias Espíritas. Você não citou exemplos. Mas Eu cito :

1) Ian Stevenson
2) Hans Tem Dam
3) James Fadiman
4) Morris Netherton
5) Stanislav Grof
6) Padre François Brune
7) Brian L. Weiss

                São apenas alguns, concordo. Mas você quer mais ? Então ...


* Bander, Peter. Os Espíritos Comunicam-se por gravadores. Sobradinho, 1981. EDICEL.

* Bozzano, Ernesto. Povos Primitivos e Manifestações Supranormais. São Paulo, 1997, FE Editora.

* Brune, Padre François. Os Mortos nos Falam. Sobradinho, 1991, Ed. Edicel

* Capra, Fritjof. O Ponto de Mutação. São Paulo, 1986. Editora Cultrix.

* Charon, Jean E. O Espírito, Este Desconhecido. São Paulo, 1988, Melhoramentos.

* Eliade, Mircea O Xamanismo e as Técnicas Arcaicas do Êxtase. São Paulo, 1998, Martins Fontes.

* Evans, Richard. Construtores da Psicologia. São Paulo, 1995, Summus/EDUSP.

* Fadiman, James & Frager, Robert. Teorias da Personalidade. São Paulo, 1990, Harbra.

* Foucault, Michel. História da Loucura. Coleção Debates, S.P. 1991, Ed. Perspectiva.

* Grof, Stanislav. Além do Cérebro - Morte, Renascimento e Transcendência em Psicoterapia. São Paulo, 1988. MacGraw-Hill.

* Guimarães, Carlos Antônio Fragoso. Percepção e Consciência - Um estudo do Psiquismo Humano. João Pessoa, 1996, Editora Persona.

* LeShan, Lawrence. De Newton à Percepção Extra-Sensorial. São Paulo, 1995, Summus Editorial.

* LeShan, Lawrence. O Médium, O Místico e o Físico. São Paulo, 1994, Summus Editorial.

* LeShan, Lawrence. Realidades Alternativas. São Paulo, 1995, Summus Editorial.

* Lyra, Alberto. Parapsicologia e Inconsciente Coletivo. São Paulo, 1992, Pensamento.

* Maslow, Abraham – El Hombre autorealizado, Editora Kairós, Barcelona, 1990.

* Miranda, Hermínio Corrêa. O Evangelho de Tomé - Texto e Contexto. Niterói, 1992. Arte e Cultura.

* Nunes, Clóvis. Transcomunicação. Sobradinho, DF,1998, EDICEL.

* Rinaldi, Sônia. Transcomunicação Instrumental. São Paulo, 1997, FE Editora.

* Rodrigues, Henrique. A Ciência do Espírito. Matão, 1990. Casa Editora O Clarim.

* Walsh, Roger N. & Vaugham, Francês. Além do Ego - Dimensões Transpessoais em Psicologia. São Paulo, 1991, Editora Cultrix.

* Weil, Pierre. As Fronteiras da Regressão. Petrópolis, 1991, Editora Vozes.

* Weil, Pierre. A Morte da Morte. Editora Gente, 1997.

* Wilber, Ken. O Paradigma Holográfico e outros Paradoxos. São Paulo, 1992, Ed. Cultrix.


                Note bem, não estou afirmando, com a exposição da listagem acima, que a "maioria" dos Cientistas e pesquisadores apoiam o Espiritismo. Não costumo fazer afirmações baseadas no meu apurado "achismo" ...

                Caro Daniel, não é difícil perceber que o senso crítico lhe é escasso, e os equívocos são uma constante nas suas alegações...



"Caro Benetton, entrevistaram bastante espíritas, pessoas que não se dedicam a escolas da parapsicologia geral ( como no caso de vários médicos.... de linha espírita... ), não se deteram a experts de fenômeno incomum, estiveram atrelados a espiritas e simpatizantes no geral, como no caso do padre que se segue. E, mesmo quando mostraram uma figura mais respeitável da linha " fenômeno incomum... " ele não abriu o campo científico em possibilidades outras, portanto não fez exposição real ( teses outras.... )! Como é requerido no meio científico."


                R - Eles NÃO estiveram atrelados a espíritas e simpatizantes em geral. E neste caso posso afirmar que a maioria não era simpatizante do Espiritismo, sendo que o Diretor da Incor - Roque Salvioli é Católico. Observe :


Espíritas ( Pessoas e Instituições ) :

1) Isabel Salomão
2) Carlos de Brito Imbassahy
3) Federação Espírita de São Paulo
4) Casa do Caminho, Araxá


Não Espíritas ( Pessoas e Instituições ) :

1) Sérgio Felipe de Oliveira : Psiquiatra
2) Manoel Simão : Psicólogo
3) Júlio Peres : Psicólogo
4) Roque Marcos Savioli : Cardiologista do Incor ( Instituto do Coração de São Paulo ), Católico carismático !
5) Franklin Ribeiro : Psiquiatra
6) Escola Paulista de Medicina
7) INCOR - Instituto do Coração - SP
8) Hospital das Clínicas-SP


                E como já disse este modelo de tratamento também está sendo estudado pelo Ministério da Saúde dos Estados Unidos. Será que lá eles são tão ingênuos assim ?



"Numa coisa concordamos: autossugestão realmente dá resultados Várias escolas nos mostram que na realidade, quando influenciamos o cérebro com teorias espirituais, mesmo um ateu pode se beneficiar, pois tal faz parte do patrimônio cerebral enquanto "estimulante" para a ajuda de tratamentos de linhas gerais. Só que tal método dá resultado independentemente da religião que o utiliza, ou seja, a religião é apenas uma forma de crença, enquanto o cérebro precisa na realidade de um estímulo qualquer, digo: de qualquer religião que seja..."


                R - Pelos testes realizados pelos aparelhos de Eletroencefalogramas e de Tomografia Computadorizada de última geração, a área do cérebro ativada, quando os pacientes entram em uma hipotética vida passada é a da memória. A parte que comanda os circuitos da imaginação, durante a Regressão, não entra em atividade. As vias neurofisiológicas utilizadas para o resgate de memórias traumáticas de vida atual foram também utilizadas para o resgate de situações traumáticas de vidas passadas. Os circuitos neurofisiológicos que estão relacionados à fantasia, são outras estruturas.

                Pelo visto, parece que se trata de algo mais além de simples auto-sugestão, tão simploriamente dito por você ...



"Tais estudos vem sendo feitos desde muito tempo atrás, em vários ambientes religiosos, vários países... e a conclusão a que chegaram é: este é um fenômeno comum, normal, humano/religioso..."


                R - Cite exemplos de pessoas e Instituições Idôneas. Eu disse idôneas, e não Quevedianas ...



"Peço a vc que tbém se reitere de várias outras escolas de parapsicologia ou ramos outros da ciência.... há muito mais a ser visto e estudado."


                R - O mesmo vale para os seus Estudos.



"Portanto, o programa Globo Repórter, só não foi mais desrespeitado por opiniões de especialistas mesmo mundiais, por não ter sido exibido em um território aonde não haja espaço para o espiritismo, naturalmente, mas muito especialmente por isto. Entretanto, as críticas a sua unilateralidade, foram bastante expressas... em tons bastante expressivos e rechassantes. Em especial por se tratar de uma escola que tem pouco a oferecer em termos de crítica. Que possue bastante pesquisas, tanto quanto unilateralidade, o que não é científico."


                R - Suas afirmações carecem de base estatística, jornalística, fontes confiáveis, etc. Isso me lembra muito o Pe. Quevedo quando diz :

" Deus, a Virgem e a Ordem Sobrenatural, têm se manifestado abertamente, e isto está "cientificamente" demonstrado " ( Site do CLAP )

                Bem, isso é mais uma asserção teológica e apressada, que científica. Em nenhum de seus livros encontramos nem sequer as razões mínimas para dar apoio a estas informações tão categóricas. No entanto, Ele diz que elas estão "provadas", e nada menos que pela ciência ! O Padre Quevedo só não diz qual ciência, quando, como, quais cientistas, etc. Talvez Ele ache isso um detalhe sem importância..."



"Só em Lourdes, caro amigo, mais de 11000 cientistas já estiveram, dado a superioridade dos fenômenos que lá ocorrem.... sem falar dos outros locais... e só no meio católico!!!"


                R - Já disse anteriormente. A Ciência caminha a passos largos. Daqui a alguns anos, tudo o que hoje é milagre, amanhã deixará de ser, é uma questão de tempo. Lembre-se do que tínhamos há cem anos e o que temos hoje e o que teremos daqui a cem anos ...



"E, lembre-se: o milagre não é contra a natureza, senão a que nós conhecemos. É a favor de um Deus que possue poderes e realidades/leis outras que não somente as que conhecemos. É um fato que mostra uma doutrina como revelada, para que possamos aceitar com razão e maturidade uma fé. Não é uma revogação das leis da natureza, é uma outra realidade/lei sendo utilizada, é uma realidade que nos alude ao sobrenatural e, que portanto nos mostra ser um poder de criação agindo=Criador confirmando= fé madura e racionalmente convincente, pela natureza própria dos fenômenos executados."


                R - Que existem leis naturais desconhecidas pelo homem, disso Eu não duvido. Se fosse para Deus fazer o Homem e a Ciência perfeitos e acabados, não estaríamos aqui dependentes de laboratórios. Já disse, é uma questão de tempo ...



"como sempre, vc vem a afirmar algo que somente uma mínima parcela apoia, e tal é bastante questionável de debatível, antes que vc possa afirmar tal. Teríamos de Ter a ciência se pronunciando, o que ocorre sim, mas em favor contrário a sua colocação...! Em esmagadora maioria qualitativa de estudos e teorias outras..."


                R - Mas você é insistente !!! E agora serei Eu : Em que base você afirma que uma parcela "mínima apoia..."   Deixe os seus achismos de lado e passe a se calcar em fontes mais confiáveis.



"Vc, por vezes, afirma coisas bastante questionáveis ( como a aceitação da Igreja pela comunicação com mortos como se fosse da maneira espírita... ), o que tem causado bastante comentários críticos, mesmo de não católicos...!"


                R - Coisas bastantes questionáveis ??? Ora você diz isso porque desconhece ( não deveria ) o Teólogo mais competente do Vaticano, Gino Concetti, o qual fala do "Mais Além" de uma nova maneira. O Padre é irmão da Ordem dos Franciscanos Menores, um dos teólogos mais competentes do Cúria Romana. É comentarista do «L'Osservatore Romano», o diário oficial do Vaticano. Veja uma entrevista ( Site da Globo.com ) :


Repórter Ilze Scamparini : "Existe Comunicação entre os Vivos e os Mortos ?"

Gino Concetti : "Eu creio que sim. Eu acredito e me baseio num fundamento teológico que é o seguinte : Todos nós formamos em Cristo, um Corpo místico, no qual Cristo é o Soberano. De Cristo emanam muitas graças, muitos dons, e se estamos todos unidos, formamos uma comunhão. E onde há comunhão, existe também comunicação."


Ilze Scamparini : "O que o Senhor pensa do Espiritismo ?"

Gino Concetti : "O Espiritismo existe. Há sinais na Bíblia, na Sagrada Escritura, no Antigo Testamento. Mas, não é do modo fácil como as pessoas acreditam. Nós não podemos chamar o Espírito de Michelangelo ou de Raphael. Mas como existem provas nas Sagradas Escrituras, não se pode negar que existe essa possibilidade de comunicação".

Outro :

O Padre Católico François Brune, pesquisador do Vaticano, de expressiva formação Acadêmica, bacharelou-se em latim pela Universidade de Sobornne, diplomou-se em Grego e Filosofia, cursou o Instituto Católico de Paris e a Universidade Tubingen, na Alemanha, licenciando-se em Teologia e Escrituras Sagradas. Entre outras especializações o Padre François estudou também Hieroglíficos Egípcios, Assírios, Babilônicos e Hebraico. Em 1983 o Padre François Brune publicou o livro “Os Mortos nos falam” onde relata suas vivências na época das pesquisas da Transcomunicação em Luxemburgo. Transcomunicação é o sistema que permite o contato com Espíritos, através de aparelhos eletrônicos ( isso foi mencionado por mim, anteriormente, relativamente à A.N.T – Associação Nacional dos Transcomunicadores ) e também é autor do Livro "Linha Direta do Além", o qual explica e defende a comunicação com Espíritos.



"lhe retornarei meus comentários sobre San Genaro. "


                R - Aguardarei com ansiedade. Outros disseram a mesma coisa há meses...



"Caro amigo Jefferson, concordo que sua visão é bastante oportuna e louvável. ( Passagens da Bíblia já citadas anteriormente ). Lhe responderei brevemente, visto que em sites católicos tais respostas podem ser contempladas mais detalhadamente."


                R - Repito : Aguardarei com ansiedade. Faz meses que mandei essas passagens para alguns católicos e até protestantes, mas resposta que é bom ... até agora NADA !



"O caso com Galileu foi outro, lhe aconselho ir ao site veritatis para maiores informações...

* Com relação a comer gafanhotos, deixar barba... são medidas de época, as quais tem sua razão de ser pelo contexto em especial
* Não são dogmas necessariamente ..."



                R - Digo novamente que a Palavra de Deus é eterna e imutável. Tanto que Cristo nos ensinava por Parábolas, para que os Seus Ensinamentos tivessem aplicação em qualquer época. Isso sim me convence, e não incitações ao crime, vinganças e ódio, como se fossem provindos de Deus, como foi narrado em Números 31 : 17-18 ; Sl 94, 1 ; Sl 105,24-25 ; Sl 105, 36 ; Sl 110, 5-6 .


                Fico imaginando como seriam, hipoteticamente, as Santas Escrituras, digamos, no ano 4.000. Os Exegetas do futuro, talvez tivessem a mesma dificuldade que têm hoje, os intérpretes da Bíblia, para discernir o que é humano e divino. E muito provavelmente, poderiam se deparar com um acontecimento bem típico das barbáries humanas, que os homens teimam em atribuir a Deus :

Apocalipse 11-9 : Naquela trágica manhã do terceiro alvorecer da semana, as trombetas soaram para anunciar a VINGANÇA que Deus havia preparado para o povo infiel. Sua sede de justiça seria saciada com a MORTE de milhares de inocentes. Dois aéreos impiedosos que se lançaram, ao sul da ilha, nas edificações de pedra, construídas pelo gênio do mal, símbolos de um povo frio e dissoluto, transformaram em escombros e cobriram de nuvens o orgulho de uma Nação ... E no centro do poder, a terceira maldição rompeu a quinta parte da muralha que protegia os líderes guerreiros, debilitando seu poder e glória. Mas Deus, ARREPENDIDO de ver a imolação de 3.025 de seus filhos, impediu que a última maldição atingisse o Palácio do Soberano, fazendo-a cair, num gesto de misericórdia, próprio do Senhor do Universo.

                E Eu não teria dúvidas de que mais esse absurdo, cometido pelo fanatismo religioso dos homens, seria considerado como “Vontade do Senhor”, face à “rebeldia” de um povo, e os termos VINGANÇA, MORTE e ARREPENDIMENTO seriam atribuídos a Deus, em mais uma cínica transferência de responsabilidade dos sentimentos baixos e torpes, da criatura ao Criador. Afinal, tendo por base o entendimento dos "bibliólatras", Deus só chegou ao que chegou, ou seja, a morte de milhares de inocentes na América, devido ao mau exercício do livre arbítrio por parte daqueles que governavam aquela Nação.


                Finalmente, agradeço e peço desculpas por minhas palavras contundentes ( não foi e nunca será meu objetivo ofendê-lo ou magoá-lo ) e me despeço,

Jefferson




O SR. DANIEL LUKA VOLTA A RESPONDER-ME, SEMPRE INICIANDO COM A REPRODUÇÃO DE ALGUMAS PARTES DA MINHA ÚLTIMA MENSAGEM ( EM ITÁLICO ), EM 11.01.03 :





"Interessante a sua afirmação categórica, quando diz que a "maioria" dos estudiosos não concorda. Mas que "maioria" é essa que Você se refere ? Em qual relatório, de cunho eminentemente científico está essa afirmação ? Estou me referindo a relatórios científicos e estatísticas confiáveis, e não a depoimentos e divulgações "quevedianas", que se apressam a todo custo em dizer que a Ciencia desaprova as teorias Espíritas. Para se afirmar uma proposição baseada em números, é necessário pesquisar em Instituições idôneas, e não simplesmente dizer que é, só porque não concordas com uma Doutrina. Agora quem sente muito sou Eu ..."


                R - Continuo a sentir por tí! Não preciso sequer citar nomes de grandes personalidades do mundo científico do estudo do incomum que em maioria "qualitativa" não concordam com a maioria das exposições espíritas. Nunca um espírita descordou de tal fato ( NÃO QUEVEDIANO, POIS ELE NÃO DETÊM A OPINIÃO DESTES MESMOS! ), é a primeira vez que tal ocorre, pois no geral, entre espíritas, se sabe de tal fato. Concordo de que haja vários pesquisadores não espíritas os quais estejam em concordância com vcs. Porém...!!! não a grande parte dos pesquisadores gerais, mas tudo bem, acho que é uma discussão sem fim para ti. Sei que talvez me pedirás um lista, mas Benetton, por bom senso(!) e leitura ( que sei que tu tens ) é desnecessário, apesar de poder citar-lhe nomes.

                Lhe darei um endereço de um bom site de pesquisa do incomum: www.interpsi.cjb.net/: há vários nomes lá!!! Se quiser enviar um e-mail para discussão com o responsável pelo curso ( Wellington Zangari ), esteja a vontade, ele lhe dará várias informações preciosas. Talvez vc o ouça mais, pois é um cientista internacional.

                Como eu lhe disse, quando vc ou eu falamos de que algo é prova de comunicabilidade com um morto ou de um milagre, estamos o fazendo no campo não científico segundo a definição acadêmica nos propõe. Quando falo como expositor de parapsicologia, sei distinguir e minha exposição é bem diferente, porém enquanto debatedor com um crente ( como vós sois ), a linguagem é outra.

                Não me baseio em Quevedo necessariamente, recorro a fontes outras tbém, o que nos interessa neste caso, são as argumentações em sí, enquanto fatos possíveis do campo de estudo em questão. A fonte, seja Quevedo, Interpsi, Parapsychology Foundation... não vem sempre ao caso. Apesar de ser necessária em alguns casos. Digo que não é necessária quando se trata de literatura de parapsicologia considerada atual, por diversas instituições de renome, como a Parasychology Foundation e tantas outras... tbém tenho minha linha pessoal e espero que possamos debater os fatos e argumentações, em especial. Também citando algumas fontes....



"Fé ( sobrenatural - SIC ) está intrinsicamente relacionada à crença. Vejamos o que diz nosso querido Aurélio -Edição Sec. XXI - Crença : 1. Ato ou efeito de crer. 2. Fé religiosa.

......

Portanto meu caro, não há equívoco algum, pelo menos da minha parte ! Independentemente da Ciência ter provado isso ou aquilo, os seguidores de qualquer Religião possuem sua Fé sob os mais variados prismas, pouco se importanto se a Ciência diz o contrário. Como já disse em meu último e-mail, os fiéis de Nápoles continuam a aplaudir o sangue liquefeito de San Genaro, mesmo depois de Cientistas terem provado que tudo não passava de uma farsa !"



                R - Benetton! O sangue de São Genaro não é o único e, com relação a estes cientistas: já foram rechassados pela maior autoridade europeia em sangue, conjuntamente com mais 59 cientistas.... lhe enviarei artigo...

                Não sei por quê me enviastes a definição de crença, pois lhe disse que me apoio tbém em minha fé para debater, visto que nosso diálogo está no campo de expositivo "religioso". Tbém afirmei que as conclusões, baseadas em estudos científicos, são de cunho religioso... tanto as minhas quanto as suas... portanto não o entendo!

                Disse entre parênteses: termo equívoco por ti, por Ter entendido que pela sua lógica, as proposições espíritas, não seriam tbém consideradas crenças em sentido de definição... Quis dizer: equívoco por ti, por considerar que não as possue quando fala de sua filosofia, neste sentido. Mas acho que agora entendi sua colocação.



"Desculpe-me mais uma vez ... Independente de você dizer que irá analisar tal fato futuramente !"


                R - melhor, lhe mandarei um artigo, religioso, porém com fatos do estudo antítese do citado por ti.



"O Santo Sudário não constitui uma prova incontestável, de acordo com as pesquisas mais recentes, pois segundo as análises realizadas por três equipes - a do Instituto Politécnico de Zurique, na Suíça, a da Universidade de Oxford, na Inglaterra, e a da Universidade do Arizona, o teste do Carbono 14 revela que o linho foi tecido entre os anos de 1260 e 1390. É muita coincidência 3 Universidades localizadas em Países diferentes apontarem para resultados muito próximos !!! ... e que produzem resultados heterogêneos, não há como dizer que tal fato ou fenômeno é incontestável !!! "


                R - nunca disse que o sudário é um dogma ou prova incontestável "pela ciência", é uma forte evidência de algo extraordinário, nisso concordam a maioria dos estudiosos da NASA, os quais participaram da pesquisa do mesmo. É só pesquisar os efeitos. Acredito, em grande escala, de que seja verdadeiro. E, como possuímos grandes fenômenos impressos nele, o cito como uma especial evidência da ressurreição dos mortos e o faço com muito maior aprovação do que as teses espíritas detêm, é neste sentido apenas. É só ver a conclusão "pessoal" da maioria dos estudiosos da NASA, ou de outros países, os quais estudaram as amostras, fotos... e concordarás comigo no aspecto ‘forte evidência’!!!

                Ao menos bem mais fortes do que as vossas. A Igreja nunca disse que ele é verdadeiro. João Paulo II o considera um objeto de veneração, seja por sua realidade, ou pelo símbolo que expressa. Com relação a pessoalidade, é outra questão. Vc realmente acredita muito em "Globo Repórter", "Fantástico", .. pois já foi dito que:

* o teste do carbono não funciona para um tecido o qual sofreu consequências de incêndio
* esteve exposto sem proteção por tanto tempo
* sofreu contaminação de inúmeras bactérias ou fungos...


                Apesar de outras pesquisas com o carbono e vários outros itens darem grande probabilidade de ele ser do século I, mais ou menos. Lhe enviarei artigo, tbém. Há, outros testes destes mesmos laboratórios, foram redondamente equívocos com relação a múmias... por estas tbém terem sofrido contaminações diversas... Não é contra os princípios elementares da ciência, apenas precisaria ser executado por um ser que detenha poder de CRIAÇÃO, uma vez que falamos do Criador(!) Também acreditamos que Deus detenha várias energias não conhecidas por nós, obviamente bem acima de nossas leis e forças...o que é até certo ponto, bem provável, tendo em vista a obviedade de vários estudos e da própria infinitude de Deus...



"Concordo plenamente, pois um dia a Ciência explicará todos os atuais "milagres", e estes simplesmente deixarão de ser "milagres", passando a serem dominados plenamente pelos mais elementares princípios da natureza. O que tínhamos há cem anos atrás ? E o que temos hoje ? E o que a Ciência desvendará daqui a Cem anos ? Bem, os fatos falam por si. "


                R - Explicará? Pois até hoje, nenhum fato como: incorrupção verdadeira, liquifação, reposição de órgãos... foi explicado de maneira definitiva, são muitísssimos estudados.... e só para lembrar: ocorrem apenas em "um" ambiente. Isto não lhe diz nada? Nem sequer vai estudá-los mais profundamente? Poxa vida, hein! E SÃO FANTASTICAMENTE ACIMA DE QUALQUER OUTRO FENÔMENO CONHECIDO NA NATUREZA E, SÓ OCORREM EM UM AMBIENTE E, SÃO INSTÂNTANEOS E, SÃO REAIS E, SÓ PERTENCEM A UMA CATEGORIA DE ESTUDO: A DO SOBRENATURAL, POR SER UMA FORÇA DE CRIAÇÃO AGINDO. Por princípio filosófico: quem cria?

Serão explicados? Por sua necessidade? Bem.... bom senso, amigo!!!

OLHOS PARA QUEM QUER VER, HEIN!?



"Acho que estamos dizendo a mesma coisa em linguagem diferente, pois concordo. A evolução é um preceito elementar da minha filosofia, independente de quaisquer críticas. "


                R - JOGAR PARA FRENTE: DAR MAIS CONSCIÊNCIA, NÃO FAZER A PESSOA NÃO ENTENDER O POR QUÊ PASSA POR ISSO OU AQUILO!

                EVOLUIR E CONVENCER PELO AMOR, NÃO PELO KARMA, TEMOS MANEIRAS EVOLUTIVAS BEM DIFERENTES. UM PSICÓLOGO CONSEGUE EVOLUIR UM BANDIDO, QUANTO MAIS DEUS COM SEU ÚNICO AMOR E CHAMADO...!!!



"Se dependermos dos termos atuais, a definição de Deus será sempre incompleta. Pobreza da linguagem humana, insuficiente para definir o que está acima da linguagem dos homens. "


                R - POR ISSO MESMO OS MILAGRES PODEM NOS MOSTRAR MAIS AINDA A AÇÃO DIVINA E, NOS CONVENCER DE COMO AGE EM SEU PLANO, CONSEQUENTEMENTE, NOS CONVENCENDO RACIONALMENTE E SE NOS CONFIRMANDO EM SEU AMOR... E NOS EVOLUINDO NESTE AMOR...



"Mas pelos menos podemos ter o consolo de saber que não há como contestar Sua existência e presença em tudo o que nos cerca. E a prova está em um axioma aplicado à ciência laica: Não há efeito sem causa. Procuremos a causa de tudo o que não é obra do homem e a nossa razão responderá. Para crer-se em Deus, basta se lance o olhar sobre as obras da Criação. O Universo existe, logo tem uma causa. Duvidar da existência de Deus é negar que todo efeito tem uma causa e avançar que o nada pôde fazer alguma coisa. "


                R - CONCORDO, OBRIGADO PELA MENSAGEM.



"Incrível ! Concordamos mais uma vez! O livre arbítrio é mais um elementar princípio da minha Doutrina. "


                R - BEM, NÃO CONCORDAMOS EM TODOS OS ASPECTOS, MAS JÁ É UM COMEÇO.



"Como se vê, até mesmo dentro da doutrina católica não há consenso. Alguns afirmam uma coisa, outros mais conservadores afirmam outra coisa. Mas não estou criticando. Isso é normal. Mesmo dentro do Espiritismo não há unanimidade. "


                R - É NORMAL, PELO FATO DE NÃO SER UM DOGMA. PORTANTO PODE-SE, NO CATOLICISMO, SE UTILIZAR DA TEOLOGIA PARA ELOCUBRAR E AJUDAR NA INTERPRETAÇÃO DE UM DOGMA... TAL É NORMAL E DE LIVRE CONSENSO GERAL.



"... O próprio Padre quevedo contesta os Padres ! Veja seu próprio depoimento, obtido no Site do CLAP :

Eu admiro a fé dos cristãos, mas no Brasil, quando os padres rezam o Creio, se diz: "... creio na ressurreição da carne..". Me dá uma vontade de levantar os olhos e dizer: EU NÃO.. E continuar rezando. Em grego, a palavra que está na oração não significa carne, significa ser humano, .."creio na ressurreição do homem...", não da carne."



                R - É UMA TEORIA TBÉM UTILIZADA POR QUEVEDO, MAS NÃO É NECESSARIAMENTE DELE!



" E neste caso, quem está interessado em provar cientificamente teorias que, por vezes, passam pela questão da Fé ??? Por acaso, os Católicos já provaram a existência da Santíssima Trindade ? Note bem : Eu disse "Provaram". Esse tipo de coisa, não se prova. É uma questão de fé. E fé não se discute. Se acreditamos na Reencarnação e não podemos prová-la cientificamente, o mesmo ocorre com a Trindade, tão defendida por Católicos. Nada impede dizer que a Reencarnação, comunicação com Espíritos, etc, é questão de Fé. E neste caso, as coisas param por aí. Ninguém pode pedir provas de princípios de uma Religião se não há como provar os princípios da sua própria Religião."


                R - CONCORDO. POR TAL NÃO SE PODERÁ PROVAR O ESPIRITISMO JAMAIS, ESTÁ NO CAMPO DA FÉ, FICO FELIZ POR SABER DE TAL, CLARO, EVIDÊNCIAS E DISCUSSÕES AJUDAM NOSSA FÉ A SE FORTALECER OU NÃO, POR ISSO FICO COM AS EVIDÊNCIAS CATÓLICAS, MUITO MAIS DIFÍCEIS DE SEREM EXPLICADAS PELA CIÊNCIA. A PROPÓSITO: AS GRANDES PROPOSIÇÕES ESPÍRITAS FORAM BEM ELUCIDADAS PELA CIÊNCIA GERAL EM CERCA DE TRÊS SÉCULOS E AS EVIDÊNCIAS CATÓLICAS: ATÉ HOJE SE DIZ QUE SERÃO EXPLICADAS NO FUTURO. PERCEBES A INCOERÊNCIA DE SUA PARTE. LEIA TUDO NOVAMENTE!

                CARO AMIGO, ALGUÉM JÁ REPRODUZIU REALMENTE OS FENÔMENOS CATÓLICOS QUE LHE MANDEI POR E-MAIL? MAS COM RELAÇÃO AOS "ESPÍRITAS"...

                A TRINDADE FOI BEM EVIDENCIADA POR CENTENAS DE MILAGRES...

                NÃO ME VENHA COM ESSA DE QUEVEDO, VAMOS AOS FATOS!!! TUDO ISTO NÃO SÓ É ANTERIOR A QUEVEDO, COMO TBÉM JÁ É ESTUDADO MUITO ANTES DELE SEQUER EXISTIR.



"Cite nomes de relevância e reconhecidos no meio acadêmico ( Eu disse de relevância e reconhecidos no meio Acadêmico ) Que muitos inconformados escreveram para a Globo, disso Eu não duvido. É evidente que existem psicólogos que discordam da teoria da TVP, mas existem muitos também psicólogos que a adotam. E não há como repetir as palavras do Pe. Quevedo dizendo que os profissionais da área que adotarem a TVP seriam excluídos do Conselho, pois a SBTVP – Sociedade Brasileira de Terapia de Vidas Passadas Sociedade formada por um grupo de psicólogos e estudiosos da Parapsicologia têm registro e funciona há anos em Campinas - SP !!! "


                R - VC MESMO JÁ RESPONDEU PARTE DESTA ESTA QUESTÃO: "DISSO EU NÃO DUVIDO"!

                COM RELAÇÃO AOS NOMES: CONVERSE COM WELLINGTON ZANGARI E LHE PEÇA NOMES DE PSICÓLOGOS E PARAPSICÓLOGOS QUE NÃO CONCORDAM COM AS EXPOSIÇÕES DO PROGRAMA... GOSTARIA QUE VISITASSE O SITE DELE! QUE MANTIVESSE CONTATO COM ELE...

                CLARO, ELE NÃO VAI AFIRMAR QUE DISCORDANTES OU CONCORDANTES ESTEJAM CERTOS OU ERRADOS, SUA OPINIÃO SERÁ NO CAMPO CIENTÍFICO DO PROVÁVEL... POR VÁRIOS ESTUDOS E SEQUÊNCIAS...



"O interessante é que o catolicismo impera ( com raras exceções ) em grande parte nos Países de terceiro mundo, em países atrasados da América, Ásia e Oceania. Nos Países de primeiro mundo, como Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha, os Protestantes dominam. Provavelmente, isso ocorre porque talvez seja mais fácil impor dogmas a Países em que a maioria da população é desprovida de cultura para discernir entre o que é lógico e o que é apenas imposição de interesses e submissão a Sacerdotes. "


                R - JESUS! QTA. BABOSEIRA! OS PROTESTANTES QUASE IMPERAM NOS PAÍSES RICOS, PORQUE GERALMENTE ESTES SÃO EXPLORADORES E, O PROTESTANTISMO APOIAVA O LUCRO ABUSIVO(USURA), POR TAL MOTIVO, MUITOS REIS... ADERIRAM AO PROTESTANTISMO NO PASSADO. NÃO SE ESQUEÇA DE QUE NO PASSADO, AS GRANDES POTÊNCIAS SE MANTIVERAM CATÓLICAS POR UM BOM TEMPO.

                FALTA DE CULTURA=SER CATÓLICO? BEM ME MOSTRE EVIDÊNCIAS MAIS PÁLPAVEIS PARA DISCUTIRMOS. CERCA DE QUASE 35% DOS NORTE AMERICANOS, SÃO CATÓLICOS, É O TERCEIRO MAIOR PAÍS CATÓLICO DO MUNDO... E SÃO BASTANTE PREPARADOS PARA A DISCUSSÃO...UMA DAS RAZÕES PRINCIPAIS DE SE TRAZER A MÍDIA OS ESCÂNDALOS ENVOLVENDO PADRES, FOI O NÚMERO DE CONVERSÕES AO CATOLICISMO, NAQUELE PAÍS... POIS SE O PROBLEMA FOSSE MAIS RAZOAVELMENTE TRATADO, TERIAM SE ALUDIDO AOS CASOS DE PEDOFILIA EM FAMÍLIA, QUE CORRESPONDE A 65%... E, MAIS CONVERSÕES: TAMBÉM NO CANADÁ E TBÉM NA INGLATERRA... VC ESTÁ BEM DESATUALIZADO!

                OS PROTESTANTES NO GERAL, SÃO MUITO MAIS CRÉDULOS... GRANDES PERSONALIDADES FORAM CATÓLICOS, DENTRE PENSADORES, ARTISTAS, FILÓSOFOS... ISTO É BEM HISTÓRICO, POXA VIDA, BENETTON! DÉSCARTES...!!! – CENTENAS DELES. MANDE-ME RAZÕES E DISCUTIREMOS!



"O que é a Escola Paulista de Medicina ? E o INCOR - Instituto do Coração -SP ? Hospital das Clínicas-SP ? Por acaso são Instituições que baseiam seus procedimentos em rituais, cerimônias, pajelâncias ? Ora, por favor !!!

Essas Entidades citadas são os mais respeitados Hospitais e Clínicas do Brasil, os quais possuem convênios e intercâmbio com Entidades afins nos países mais desenvolvidos do mundo, principalmente os Estados Unidos !!! Desculpe-me, mas o seu equívoco é notável ..."



                R - E COM RELAÇÃO A INTEPSI, PARASYCHOLOGY FOUNDATION, RHINE RESEARCH CENTER, E UNIVERSIDADES INCONTÁVEIS...

                EQUÍVOCO MEU OU DESTAS ENTIDADES QUE AO TRATAREM DE CIÊNCIA RECORREM A UMA TENDÊNCIA ESPIRITUALISTA POR DIVERSOS MOTIVOS?

                SE VC DISSER NA MAIORIA DOS AMBIENTES DE ESTUDO ACADÊMICO QUE ESTES INSTITUTOS APOIAM AS TESES ESPÍRITAS, QUAL A RESPOSTA QUE TERÁ: TAL É PRECIPITADO, A CIÊNCIA NÃO AGE ASSIM OU TUDO BEM?

                MEU EQUÍVOCO? BOM SENSO!



"Pelo visto, você não viu esse Programa e está se baseando no seu inconformismo. Acabei de citar as maiores e mais respeitadas Instituições de tratamento clínico no Brasil. As Escolas foram em grande parte isentas e independentes de religiosidades. É claro que em alguns casos houve a intervenção da Federação Espírita, mas sempre acompanhadas de Médicos e Psicólogos formados na USP."


                R - BRASIL? MUITAS DE NOSSAS INSTITUIÇÕES SE BASEIAM EM ESTUDO DE DIVERSAS ESCOLAS? É CLARO QUE NÃO!!! SÓ FORAM ISENTAS PORQUE TRATAVAM DO FENÔMENO, PORÉM SE DISSO SE DEDUZ SEREM PROVAS DISSO OU DAQUILO, TAL É ANTICIENTÍFICO. POIS BEM: O FENÔMENO EXISTE, A SUGESTÃO... OUTROS CASOS, PORÉM A CAUSA... É OUTRA MODALIDADE... QUE NÃO A CIENTÍFICA, SABEMOS DISSO! COMO O PROGRAMA FOI BASTANTE UNILATERAL NAS ENTRELINHAS, MANTENHO MINHA CRÍTICA INICIAL. MÉDICOS, PSICÓLOGOS? COM QUEM DEBATERAM? MOSTRARAM MAIS DE UMA VISÃO???

                BEM... EU INCONFORMADO?



"Grandes teorias da Nasa, Russia ? Bem grandes Teorias de Russos, Americanos, Franceses, Suíços, etc, aprovam plenamente as teorias Espíritas. Você não citou exemplos. Mas Eu cito : 1) Ian Stevenson
2) Hans Tem Dam

......

* Weil, Pierre. A Morte da Morte. Editora Gente, 1997. * Wilber, Ken. O Paradigma Holográfico e outros Paradoxos. São Paulo, 1992, Ed. Cultrix."


.........




                R - PROVAM? JÁ FAZES UMA AFIRMAÇÃO INCOERENTE E ANTICIENTÍFICA. ANTES ME DISSESTES QUE NÃO HÁ COMO PROVAR, ESTÁ NO CAMPO DA FÉ, AGORA DIZES QUE PROVAM; PROVAM OU DEFENDEM TAL TESE? CLARO: DEFENDEM, COMO OUTROS NÃO O FAZEM! MEU CENSO CRÍTICO?

                BENETTON, VC BEM SABE QUE A MAIORIA DOS ESTUDIOSOS DO INCOMUM, EM UNIVERSIDADES E MAIORES INSTITUTOS, NÃO CONCORDAM COM AS TESES ESPÍRITAS, SABES QUE ISSO NÃO É ACHISMO. QUE VÁRIOS PENSEM SER POSSÍVEL É VERDADEIRO, PORÉM NÀO A MAIORIA, VC BEM SABE DISSO, MEU AMIGO! TODOS OS DEBATEDORES ESPÍRITAS CONCORDARAM COMIGO ATÉ AGORA. PESSOAS MELHOR INFORMADAS! PARA MOSTRAR QUE POSSUO EQUÍVOCOS, ME DEIXE VÊ-LOS POR ESCRITO!!!?



"Eles NÃO estiveram atrelados a espíritas e simpatizantes em geral. E neste caso posso afirmar que a maioria não era simpatizante do Espiritismo, sendo que o Diretor da Incor – Roque Salvioli é Católico... "


                R - A PARTIR DO MOMENTO EM QUE TORNAMOS POSSÍVEL UMA TESE ESPÍRITA, PASSAMOS A SER SIMPATIZANTES DELA. NESTE CASO, VÁRIOS DESTES NÃO ESPÍRITAS COM CERTEZA POSSUEM UMA IDENTIFICAÇÃO, O QUE É NATURAL E POSSÍVEL, COMO TBÉM LEGÍTIMO, PORÉM TERIAM DE TER EXPRESSADO MAIS OPINIÒES/TESES, CASO CONTRÁRIO, ESTÃO A DEFENDER SOMENTE UMA POSSIBILIDADE, ENTÃO NESTE SENTIDO, SÀO SIMPATIZANTES. OU TALVEZ, O GLOBO REPÓRTE TENHA CORTADO IMAGENS. QUALQUER UM DOS DOIS É ANTICIENTÍFICO. DIGO: PARA UM PROGRAMA CIENTÍFICO, CASO NÃO TENHA SIDO O CASO, RESPEITO A EXPOSIÇÃO NESTE OUTRO ÂNGULO!



"Pelos testes realizados através de aparelhos de Eletroencefalogramas e de Tomografia Computadorizada de última geração, a área do cérebro ativada quando os pacientes entram em uma hipotética vida passada é a da memória. A parte que comanda os circuitos da imaginação, durante a Regressão, não entra em atividade. As vias neurofisiológicas utilizadas para o resgate de memórias traumáticas de vida atual foram também utilizadas para o resgate de situações traumáticas de vidas passadas. Os circuitos neurofisiológicos que estão relacionados à fantasia, são outras estruturas.

Pelo visto, parece que se trata de algo mais além de simples sugestão, tão simploriamente dito por você ... "



                R - CARO BENETTON, VOLTAREI A DEBATER MAIS SOBRE ESTE ASSUNTO COM UM ARTIGO MAIS COMPLETO, POR ORA: QUANDO HÁ SUGESTÃO DO QUE FOMOS... SOMOS DIRETAMENTE INFLUENCIADOS NA MEMÓRIA POR TAL, O QUE PODE OCORRER POR HIPNOSE, SUGESTÃO... E, OBVIAMENTE QUE TALVEZ SEJA POSSÍVEL SE ATIVAR SOMENTE A PARTE "MEMÓRIA", POIS TUDO QUE NOS É SUGERIDO... DE SUAS DIVERSAS FORMAS, SE ENCONTRA JÁ GRAVADO LÁ. FAÇA UMA HIPNOSE, SUGIRA ALGO A ALGUÉM E DEPOIS FAÇA O MESMO TESTE, VERÁS QUE A MEMÓRIA SOMENTE , PODERÁ SER UTILIZADA, É BÁSICO E MUITO CEDO PARA SE CHEGAR A CONCLUSÕES; PORTANTO, É PROVA PARA VCs.



"Cite exemplos de pessoas e Instituições Idôneas. Eu disse idôneas, e não Quevedianas ..."


                R - BENETTON, PRATICAMENTE EM TODAS AS UNIVERSIDADES COM PARAPSICOLOGIA ACADÊMICA, MEU CARO!!! ENUMERAR, PARA QUE. VC BEM O SABE. LEIA MAIS LITERATURA GERAL ATUAL... ENCONTRARÁS TESES PARECIDAS COM AS SUAS, COM TBÉM NÃO E, SÃO A MAIORIA, VC SABE DISSO!



"O mesmo vale para os seus Estudos"


                R - MANTENHO.



"Suas afirmações carecem de base estatística, jornalística, fontes confiáveis, etc..."


                R - CAREÇO DE FONTES, VÁ ATÉ O SITE DE WELLINGTON, UNIVERSIDADES MUNDIAIS... É ATÉ CÔMICO, O QUE VC LÊ?



"Que existem leis naturais desconhecidas pelo homem, disso Eu não duvido. Se fosse para Deus fazer o Homem e a Ciência perfeitos e acabados, não estaríamos aqui dependentes de laboratórios. Já disse, é uma questão de tempo."


                R - Que tempo? Um tempo que nos ensinará a criar órgãos... em questão de segundos... E SÓ EM UM ÚNICO AMBIENTE?!!!



"Mas você é insistente !!! E agora serei Eu : Em que base você afirma que uma parcela "mínima apóia..." Deixe os seus achismos de lado e passe a se calcar em fontes mais confiáveis."


                R - SÃO CONFIÁVEIS? SEMPRE? PERFEITAS? VÁRIAS FONTES MUDAM DE OPINIÃO E ESCOLA. ACHISMOS? BENETTON, vc insiste em dizer que estou errado qdo lhe digo que a maioria dos estudiosos do incomum não concordam com o espiritismo: nem sequer o consideram parapsicologia, não a maioria, é literatura...



"Coisas bastantes questionáveis ??? Ora você diz isso porque desconhece ( não deveria ) o Teólogo mais competente do Vaticano, Gino Concetti, o qual fala do "Mais Além" de uma nova maneira. O Padre é irmão da Ordem dos Franciscanos Menores, um dos teólogos mais competentes do Cúria Romana. É comentarista do «L'Osservatore Romano», o diário oficial do Vaticano. Veja uma entrevista ( Site da Globo.com ) :

Repórter Ilze Scamparini : ...

......

Outro :

O Padre Católico François Brune, pesquisador do Vaticano, de expressiva formação Acadêmica, bacharelou-se em latim pela Universidade de Sobornne, diplomou-se em Grego e Filosofia, cursou o Instituto Católico de Paris e a Universidade Tubingen, na Alemanha, licenciando-se em Teologia e Escrituras Sagradas. Entre outras especializações o Padre François estudou também Hieroglíficos Egípcios, Assírios, Babilônicos e Hebraico. Em 1983 o Padre François Brune publicou o livro "Os Mortos nos falam" onde relata suas vivências na época das pesquisas da Transcomunicação em Luxemburgo..."



                R - Poxa vida, vou ser breve:

                A Igreja católica, em sua doutrina oficial, tem uma postura a qual se difere da espírita, qdo se trata de "comunicação" que pode ser entendida de outras maneiras...!!! Se algum/ns padres possuem um linha parecida com a espírita, é fora desta comunhão e como é entendida, Benetton, isto é obvio!!!



"E quanto à inerrância Bíblica tão apregoada pelos Católicos, peço que analise e responda do fundo do Coração, Daniel. Veja se tais Passagens poderiam ser inspiradas por Deus :

1) Deuteronômio 23, 1: "Aquele a quem forem trilhados os testículos, ou cortado o membro viril, não entrará na assembleia do Senhor".

......

7) Sl 110, 5-6 : "O Senhor à tua direita, no dia da sua ira, esmagará os Reis. Ele julga entre as Nações ; enche-as de cadáveres ; esmagará as cabeças por toda a terra."

7.1) Análise : "... esmagará os Reis ..." "... enche-as de cadáveres ; esmagará as cabeças por toda a terra ..." - Será que Deus desceria a esse nível ???

.........

Sabemos que Deus é todo bondade, infinitamente perfeito, mas também é justo, não deixando sem corretivos aquilo que considera errado."



                R - E corrige com mais morte? Que Deus é esse? Por favor!!! Quanta incoerência: não manda matar, mas corrige....: com o "karma"???



"E quanto ao cumprimento integral da Palavra de Deus, contida na Bíblia ? Ora, se toda a Bíblia é Palavra de Deus, como os Católicos acreditam, pensamos ser lógico que todos os fiéis da Igreja cumpram o que se segue :

Levítico 11, 21-22: - Mas de todo o inseto que voa, que anda sobre quatro pés, cujas pernas traseiras são mais compridas, para saltar com elas sobre a terra, estes comereis. Deles comereis estes: a locusta segundo a sua espécie, o gafanhoto devorador segundo a sua espécie, o grilo segundo a sua espécie, e o gafanhoto segundo a sua espécie.

......

Bem, vão dizer que em algumas passagens pegamos frases isoladas. Sim, fizemos isso para podermos usar da mesma "técnica" que usam quando o assunto é combater o Espiritismo. Assim estamos utilizando da mesma medida, pois "pesos diferentes são abomináveis ao Senhor" ( Provérbios 20, 23)."



                R - Quem usa? Todos? E pelo debate, não podes elucidar? Sim, pesos diferentes são abomináveis, assim como o seu que pesa diferentemente para mim? Pois, afinal o faz tbém quando discute com seus irmãos espíritas? Qta. Incoerência!!! Não deveria a discussão ser calcada no peso da evolução? Não é no que crê?



"Digo novamente que a palavra de Deus é eterna e imutável. Tanto que Cristo nos ensinava por Parábolas, para que os Seus Ensinamentos tivessem aplicação em qualquer época. Isso sim me convence, e não incitações ao crime, vinganças e ódio, como provindos de Deus, como foi narrado em Números 31 : 17-18 ; Sl 94, 1 ; Sl 105,24-25 ; Sl 105, 36 ; Sl 110, 5-6."


                R - Disse bem: te convence, mas o que te convence é sempre revelação, certo? Se assim o fosse terias pela sua tese, nascido espírita! Benetton: a palavra de Deus é imutável, concordo, porém o que é a palavra D’ele? Qual é o sentido do termo palavra com relação a Bíblia? Vc se despoja de tudo isto!

                A revelação no AT e no NT são diferentes. No AT Deus evoluí o pensamento do povo, apesar de o povo Ter uma idade mental primitiva e errada... Ele trabalha dentro desta realidade, até que então possa Se mostrar mais e mais plenamente! No NT tudo pode ser considerado revelação...mas o contexto é outro. Procurarei um artigo sobre isso!

Até mais, um abraço e paz.

Daniel.




NOVA RESPOSTA ENDEREÇADA AO SR. DANIEL LUKA, SEGUINDO A MESMA SISTEMÁTICA ANTERIOR, EM 13.01.03 :





"Continuo a sentir por tí! Não preciso sequer citar nomes de grandes personalidades do mundo científico do estudo do incomum que em maioria "qualitativa" não concordam com a maioria das exposições espíritas. Nunca um espírita descordou de tal fato ( NÃO QUEVEDIANO, POIS ELE NÃO DETÊM A OPINIÃO DESTES MESMOS! ), é a primeira vez que tal ocorre, pois no geral, entre espíritas, se sabe de tal fato. Concordo de que haja vários pesquisadores não espíritas os quais estejam em concordância com vcs. Porém...!!! não a grande parte dos pesquisadores gerais, mas tudo bem, acho que é uma discussão sem fim para ti. Sei que talvez me pedirás um lista, mas Benetton, por bom senso(!) e leitura ( que sei que tu tens ) é desnecessário, apesar de poder citar-lhe nomes."


                R - E Eu sinto mais ainda por você. Agora você inseriu a palavra qualitativa, o que antes não havia. Mas você continua a omitir nomes. Em meu último e-mail, Eu citei vários ( com qualidade irrefutável ), os quais concordam plenamente com as teses espíritas. Continuas com o seu “achismo” quando diz que a grande parte dos pesquisadores não concorda ... ( seja quantitativa ou qualitativa ). Ora sejamos mais realistas e objetivos. E não é questão de bom senso e nem de leitura. É questão de se PODER fundamentar bem uma opinião ( !!! ).



"Se quiser enviar um e-mail para discussão com o responsável pelo curso ( Wellington Zangari ), esteja a vontade, ele lhe dará várias informações preciosas. Talvez vc o ouça mais, pois é um cientista internacional..."


                R - Interessante !!!   Foi justamente Wellington Zangari que desmentiu o Sr. Quevedo, quando o padre disse que os seus livros foram considerados os melhores do mundo. Comentarei isso mais adiante. Bem, acho que estás confundindo os crentes com os Espíritas. Na acepção da palavra TODOS somos crentes, mas na definição ortodoxa das religiões, crentes são os Protestantes.



"O sangue de São Genaro não é o único e, com relação a estes cientistas: já foram rechassados pela maior autoridade europeia em sangue, conjuntamente com mais 59 cientistas.... lhe enviarei artigo ... "


                R - Já havia dito isso antes. Se há resultados díspares de correntes científicas, não se pode fechar questão sobre um assunto, dizendo que o mesmo é incontestável. Há controvérsias, portanto esse milagre não é tão milagre assim ... Desculpe-me.

                A Ciência enfrenta desafios a todo momento. Provar que tal teoria é verdadeira ou não, sempre fez parte da luta incessante pelo o que é real, admissível como exato e perfeitamente reproduzível em várias condições, locais e épocas. Se existem correntes opostas ... ÓTIMO ! É assim que se formam os alicerces da sabedoria, pois dialogar com respeito e apresentar argumentos baseados na lógica e bom senso é o início do “caminho” que o Homem ainda tem que trilhar, e que Deus, sabiamente nos apresenta, esperando, ao fim do percurso e de braços abertos, a nossa chegada.



"melhor, lhe mandarei um artigo, religioso, porém com fatos do estudo antítese do citado por ti. ( fatos relativos ao Sangue de São genaro, já mencionados anteriormente )"


                R - Recebi pelo sistema ig.com.br . Já havia recebido o mesmo artigo copiado da mesma fonte, pois são iguaizinhos ( será que foi do Clap ? ) Enviei a matéria da Globo.com para as pessoas que tinham me enviado tal artigo e eles até concordaram que se há disparidades entre pesquisas de cunho científico, é melhor pesquisar mais.



"... É só ver a conclusão "pessoal" da maioria dos estudiosos da NASA, ou de outros países, os quais estudaram as amostras, fotos... e concordarás comigo no aspecto ‘forte evidência’!!! Ao menos bem mais fortes do que as vossas. A Igreja nunca disse que o Sudário é verdadeiro. João Paulo II o considera um objeto de veneração, seja por sua realidade, ou pelo símbolo que expressa. Com relação a pessoalidade, é outra questão."


                R - Muitos Católicos com quem conversei disseram que a veracidade do sudário é incontestável. Mas agora você não afirma isso. Bem, já é um começo. Dizer que as evidências X são mais fortes do que as evidências Y, faz parte do seu incansável achismo. Bem, acho que estou me acostumando com o seu modo de ver a vida.



"...o teste do carbono não funciona para um tecido ( Sudário ) o qual sofreu consequências de incêndio
* esteve exposto sem proteção por tanto tempo
* sofreu contaminação de inúmeras bactérias ou fungos... "



                R - Mas o teste da datação do C-14 prevê justamente a exposição ao tempo sem proteção, aos fungos, etc, senão como os estudos aceitos pela arqueologia mundial são unânimes quanto a datação de artefatos, peças, crânios, etc ??? Com relação ao incêndio, este não atingiu toda a peça. E seria muita ingenuidade dos cientistas fazerem as experiências justamente com a parte carbonizada.



" Explicará ? Pois até hoje, nenhum fato como: incorrupção verdadeira, liquifação, reposição de órgãos... foi explicado de maneira definitiva, são muitísssimos estudados .... Por princípio filosófico: quem cria? Serão explicados? Por sua necessidade? Bem.... bom senso, amigo!!! OLHOS PARA QUEM QUER VER, HEIN!?"


                R - Acho que estou falando em japonês ... Você entendeu o que Eu havia dito ? Acho que não ! Disse que a Ciência caminha a passos largos e em um futuro próximo tudo será explicado. Para ser bem simples, imagine você, se pudéssemos voltar no tempo e perguntar a um cidadão comum da Idade Média se ele acreditaria que o Homem seria capaz de pisar na lua algum dia, ou se o Homem pudesse enviar equipamentos ao planeta Marte e controlar seus movimentos daqui da Terra. Certamente este mesmo cidadão da Idade Média responderia que isso só seria possível através de um Milagre ...

                A Ciência que atualmente conhecemos, ou julgamos conhecer, está tão pouco desenvolvida que até hoje não consegue explicar todos os acontecimentos que se passaram há séculos. Na atualidade, determinados fenômenos que a Ciência não consegue esclarecer, são definidos como ilusão ou simplesmente como algo sem fundamento. Alguns cientistas, muitos deles, Astrônomos, orgulham-se em dizer que só acreditam naquilo que a Ciência pode provar. Pois bem, se essas mesmas pessoas vivessem no Século XV, não poderiam sequer respirar, pois naquela época, a Ciência não havia ainda comprovado a existência do ar atmosférico. Muito do que a Ciência ainda não provou hoje, provará certamente no futuro ( entendeu ? ), e o que atualmente alguns chamam de Milagres, amanhã não passará de um simples acontecimento plenamente dominado pela Razão.

                Ainda com relação à situação do homem da idade média, hipoteticamente confrontado com a ideia do homem alcançar a lua, continuaremos : Como poderíamos esperar que ele apresentasse, naquela época, as fórmulas que dariam potência necessária para vencer a atmosfera e atingir uma velocidade de mais de 40.000 km/h ? Como ele poderia fornecer os meios de obter os trajes que protegeriam os astronautas de temperaturas que variam de -171 a +117 graus celsius em algumas regiões da superfície lunar ? Equações da trajetória de reentrada na atmosfera ... Isso apenas para citar exemplos elementares dos estudos que foram feitos ! Tudo isso seria impossível de se obter naquela época, mas hoje não passam de registros em arquivos que se encontram no Museu Aeroespacial, em Washington, D.C. Reafirmo o que eu disse : Tudo o que não pode ser explicado hoje, com certeza o será num futuro bem próximo, pois a ciência avança a passos largos ...

                Cérebro para quem quiser pensar, hein ??!!??

                Até mesmo o Pe. Quevedo concorda que a Ciência desvendará os “atuais milagres”. Veja um artigo do Clap :


ABRE ASPAS :

                O chamado milagre- dizem- na realidade não supera as leis da natureza, senão só as leis da natureza que conhecemos. Mas a ciência está avançando. Nada pode garantir que o que hoje aparece como uma exceção ou superação das leis da natureza, venha amanhã a enquadrar-se perfeitamente nas leis que ainda faltam por descobrir. Na expressão de Claude Bernard, "o que hoje chamamos de exceção é simplesmente um fenômeno do qual uma ou várias condições são ainda desconhecidas".

                Não discutiremos agora se é científico ou não este modo de argumentar. Discutiremos isto mais adiante, após o estudo dos Milagres. O que agora queremos frisar é que seria contraditório excluir da ciência o estudo do possível Milagre. Porque se de fato se tratasse simplesmente de leis ou condições ainda não conhecidas pela ciência, se assim pensam estes cientistas, isto constituiria um novo motivo poderosíssimo para que tais cientistas se dedicassem com todo o empenho ao estudo do chamado Milagre. Se for preciso, deixem outros estudos menos importantes e dediquem todo o seu tempo, esforço e fundos econômicos para descobrir, quanto antes, essas leis ou condições ainda desconhecidas. Desse desconhecimento, depende, para o bem da humanidade e da Ciência, a ressurreição de um morto, a recuperação instantânea de um órgão e tantos outros fenômenos tão maravilhosos e úteis.

FECHA ASPAS.



" JOGAR PARA FRENTE: DAR MAIS CONSCIÊNCIA, NÃO FAZER A PESSOA NÃO ENTENDER O POR QUÊ PASSA POR ISSO OU AQUILO! EVOLUIR E CONVENCER PELO AMOR, NÃO PELO KARMA, TEMOS MANEIRAS EVOLUTIVAS BEM DIFERENTES. UM PSICÓLOGO CONSEGUE EVOLUIR UM BANDIDO, QUANTO MAIS DEUS COM SEU ÚNICO AMOR E CHAMADO...!!!"


                R - Meu caro, não se evolui pelo karma ( ou carma ). Procure ler um pouco do Kardecismo, se quiser comentá-lo. Evolui-se pelo respeito que se adquire pelos direitos do próximo, pelo amor que se deve devotar aos desvalidos e pelo respeito a Deus e a seus mandamentos. O Karma é, em sua maioria, um resgate, o qual pode levar a criatura para dois caminhos : a consciência ( e nisso eu concordo que possas entender como evolução ) ou pode afundá-lo ainda mais nos seus débitos. Portanto o karma não significa NECESSARIAMENTE evolução.



" POR ISSO MESMO OS MILAGRES PODEM NOS MOSTRAR MAIS AINDA A AÇÃO DIVINA E, NOS CONVENCER DE COMO AGE EM SEU PLANO, CONSEQUENTEMENTE, NOS CONVENCENDO RACIONALMENTE E SE NOS CONFIRMANDO EM SEU AMOR... E NOS EVOLUINDO NESTE AMOR..."


                R - Respeito o seu direito de acreditar em milagres, embora, muito do que era milagre ontem, não passa de fatos corriqueiros hoje. Já comentei isso antes.



"... É UMA TEORIA ( Ressurreição do ser humano, não como carne ) TBÉM UTILIZADA POR QUEVEDO, MAS NÃO É NECESSARIAMENTE DELE!."


                R - É de quem ? Em toda a sua mensagem não há citações que fundamentariam seus argumentos. Não fique chateado comigo, mas gosto de citar as fontes, pois elas nos dão respaldo, você não concorda ?



"... CARO AMIGO, ALGUÉM JÁ REPRODUZIU REALMENTE OS FENÔMENOS CATÓLICOS QUE LHE MANDEI POR E-MAIL? MAS COM RELAÇÃO AOS "ESPÍRITAS"..."


                R - Procure ler. A comunicação com os Espíritos já há muito tempo está em laboratório, embora Eu não precise de laboratórios para crer nela. Exatamente como você, que não precisa de tubos de ensaio para aceitar a Santíssima Trindade. Mas se você quiser saber o que a Ciência vem fazendo no campo da transcomunicação ... Existem Cientistas da mais alta respeitabilidade no Brasil e no mundo que estão tentando provar CIENTIFICAMENTE a possibilidade de comunicação com os Espíritos ( o que é um dos princípios básicos da Doutrina de Kardec ) através de aparelhos eletrônicos de última geração. Podemos citar a A.N.T - Associação Nacional dos Transcomunicadores, a qual é DESVINCULADA DE QUAISQUER RELIGIÕES, reunindo cientistas do Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofísicas, de São Paulo, participações em Congressos de Psicotrônica, Laudos Científicos emitidos por especialistas da USP, convênios com a IONS - Institute of Noetic Sciences, da California - USA, etc :

A.N.T :
http://www.ipati.org


                Poderia citar também outros que apóiam a Transcomunicação, como o padre CATÓLICO francês François Brune, físico, é um cientista de fama internacional nas pesquisas científicas dessa área ( o qual já foi citado anteriormente ), ao lado do físico alemão, Ernst Senkowski, do psicólogo suíço, Teo Locher, da Dra. Maggy Harsch, de Luxemburgo, etc. Não vou citar muitos, pois o que me interessa, não é a quantidade, e sim a qualidade intelectual e científica daqueles que respaldam a Transcomunicação Instrumental. Além de que você não está acostumado com a citação de nomes ( reconhecidos internacionalmente ) para fundamentar seus argumentos. Desculpe-me mais uma vez ...

                E não é só isso. Há no meu Site : http://jefferson.freetzi.com , uma reportagem ( Seção TEXTOS – Texto 10 ) que fala de experiências realizadas por Cientistas Ingleses e Holandeses em 10 Hospitais dos Países Baixos a qual analisou 1500 pessoas no leito de morte. Pelo menos 63 delas voltaram para contar o que viram. É a primeira vez que a Ciência assina esse tipo de experiência. Neste caso, não é uma questão de crença ou fé. Trata-se da Ciência comprovando a comunicação dos Espíritos com o mundo material. Veja a reportagem no meu Site. Existe um Filme que registra os depoimentos das pessoas envolvidas e os locais das experiências. Não há a menor possibilidade de fraude. Repito : Para ver esse ou outro vídeo no meu Site, Você precisará ter instalado, no seu Computador, o Programa Real Player, versão 8.



"... A TRINDADE FOI BEM EVIDENCIADA POR CENTENAS DE MILAGRES... NÃO ME VENHA COM ESSA DE QUEVEDO, VAMOS AOS FATOS!!! TUDO ISTO NÃO SÓ É ANTERIOR A QUEVEDO, COMO TBÉM JÁ É ESTUDADO MUITO ANTES DELE SEQUER EXISTIR."


                R - Não queria entrar neste campo, mas como você não se cansa de dizer que os princípios espíritas não passam de engodo... Comentarei sobre a Santíssima Trindade :

                Historicamente, segundo os melhores pesquisadores teólogos, a “Santíssima Trindade”, tão apregoada pelo Catolicismo, teve origem na Trindade da Índia ou na concepção caldáica da própria Divindade. Ou seja, esta “Trindade” nada mais foi que uma cópia da base fundamental de outras religiões, bem mais antigas do que o Cristianismo. Essas outras religiões tinham por base a MITOLOGIA para justificar a “Trindade”. Muitos deuses, nessas antigas religiões, são reconhecidos, mas todos são manifestações de Brahma. Junto com Vishnu e Shiva, constitui a “ Santíssima Trindade ” Hindu : O Trimurti, ou os três poderes, termo que foi antecedente da “Santíssima Trindade” do catolicismo, e bem à sua semelhança. Você sabia disso ???

                Mas se alguém quiser saber o porquê do dogma da Trindade, imposta aos Católicos e aceita pelos Protestantes, é só pesquisar a cultura de todos os povos que dominaram o Povo Hebreu e encontrará a explicação. Como já foi dito, não fizeram nada mais que copiar o que desses povos tinham a respeito de suas divindades, que eram sempre compostas de três pessoas. E o Catolicismo, em meio a várias Religiões, não possuía mais que um Deus. Assim, para se igualar às correntes religiosas, diga-se de passagem, todas ditas pagãs, resolveu juntar aos seus dogmas, mais este.


                Além disso, observem as citações relativas ao Dogma da Trindade, feitas por Instituições e Estudiosos de várias partes do mundo :


The New Encyclopaedia Britannica diz : "Nem a palavra Trindade, nem a doutrina explícita, como tal, aparecem no Novo Testamento, e nem Jesus ou seus seguidores tencionaram contradizer o Shema do Velho Testamento: 'Ouve, ó Israel: O Senhor, nosso Deus, é um só Senhor' (Deut. 6:4). A doutrina desenvolveu-se gradualmente com o decorrer dos séculos, enfrentando muitas controvérsias. Por volta do fim do 4.° século. a doutrina da Trindade tomou substancialmente a forma que desde então tem conservado." - (1976), Micropaedia, Vol. X, p. 126.

The New Catholic Encyclopaedia diz : "A formulação de 'um só Deus em três Pessoas' não foi solidamente estabelecida, de certo não plenamente assimilada na vida cristã e na sua profissão de fé, antes do fim do 4.° século. Mas, é precisamente esta formulação que tem a primeira reivindicação ao título o dogma da Trindade. Entre os Pais Apostólicos, não havia nada, nem mesmo remotamente, que se aproximasse de tal mentalidade ou perspectiva." - (1967), Vol. XIV, p. 299.

The Encyclopedia ( Americana ) : O Cristianismo derivou-se do judaísmo, e o judaísmo era estritamente unitário [cria que Deus é uma só pessoa]. O caminho que levou de Jerusalém a Niceia dificilmente foi em linha reta. O trinitarismo do quarto século de forma alguma refletiu com exatidão o primitivo ensino cristão sobre a natureza de Deus; foi, ao contrário, um desvio deste ensinamento." - (1956), Vol. XXVII, p. 294L.

Segundo o Nouveau Dictionnaire Universel : "A trindade platônica, que em si é meramente um rearranjo de trindades mais antigas, que remontam aos povos anteriores, parece ser a trindade filosófica racional de atributos que deram origem às três hipóstases ou pessoas divinas ensinadas pelas igrejas cristãs. O conceito deste filósofo grego ( Platão, do 4.° século AEC ) sobre a trindade divina pode ser encontrado em todas as religiões pagãs antigas." - ( Paris, 1865-1870 ), editado por M. Lachâtre, Vol. 2, p. 1467.

The Dictionary of the Bible, diz : "A trindade de pessoas dentro da unidade de natureza é definida em termos de 'pessoa' e de 'natureza', que são termos filosóficos gregos ; na realidade, esses termos não aparecem na Bíblia. As definições trinitárias surgiram em resultado de longas controvérsias, em que estes termos e outros, tais como 'essência' e 'substância', foram erroneamente aplicados a Deus por alguns teólogos." - (Nova Iorque, 1965), p. 899.

The New Catholic Encyclopaedia admite : "A maioria dos textos do Novo Testamento revela o espírito de Deus como sendo algo, não alguém; isto se vê especialmente no paralelismo entre o espírito e o poder de Deus. ( 1967, Vol. XIII, p. 575 ) Diz também : "Os apologistas ( escritores cristãos gregos do segundo século ) falavam com demasiada hesitação do Espírito; pode-se adiantar até certo ponto que o fizeram de modo impessoal demais." - Vol. XIV, p. 296.

The Dictionary of Religious Knowledge ( Dicionário de Conhecimento Religioso ), de Abbott, chama a Trindade de característica "deveras marcante" da religião hinduísta, sendo "discernível" nas antigas religiões pré-cristãs da Pérsia, do Egito, de Roma, do Japão, da Índia e da Grécia. O Professor Hopkins responde: "A doutrina da trindade era evidentemente desconhecida de Jesus e de Paulo; de qualquer modo, eles nada dizem sobre ela." - Origin and Evolution of Religion ( Origem e Evolução da Religião ).

Newman em The Development of Christian Doctrine ( O Desenvolvimento da Doutrina Cristã ), página 15, escreveu que os credos antes do tempo de Constantino não faziam qualquer menção dela. "Fazem deveras menção de Três; mas, nunca se declara, e jamais se poderia deduzir deles que haja qualquer mistério na doutrina, que os Três são Um, que Eles sejam coiguais, coeternos, todos incriados, todos onipotentes, todos incompreensíveis".

Reconhece a New Catholic Encyclopedia ( Nova Enciclopédia Católica ) : "Há o reconhecimento, por parte de teólogos bíblicos, inclusive um número constantemente crescente de católicos-romanos, de que não se deve falar de Trinitarismo no Novo Testamento sem séria qualificação. Há também o reconhecimento intimamente paralelo, por parte dos historiadores de dogmas e dos teólogos sistemáticos de que, quando se fala deveras de Trinitarismo inqualificado, já se passou do período das origens cristãs para, digamos, o último quadrante do 4.° século. Foi somente então que aquilo que se poderia chamar de dogma trinitário definitivo, 'Um Deus em três Pessoas' tornou-se cabalmente assimilado na vida e no pensamento cristãos."

The Catholic Encyclopedia for School and Home ( Enciclopédia Católica Para a Escola e o Lar ) admite : "A Trindade era desconhecida das pessoas antes do tempo de Nosso Senhor".

The New Schaff-Herzog Encyclopedia of Religious Knowledge ( Nova Enciclopédia de Conhecimento Religioso de Schaff-Herzog ) indica : "Muitos dos cristãos primitivos, por sua vez, sentiam peculiar atração pelas doutrinas de Platão, e as empregavam quais armas para a defesa e extensão do Cristianismo, ou colocavam as verdades do Cristianismo numa moldura platônica. As doutrinas do Logos ("a Palavra" em grego ) e da Trindade obtiveram seu formato dos Padres gregos que, se não educados nas escolas, foram muito influenciados, direta ou indiretamente pela filosofia platônica, em especial em sua forma judaico-alexandrina.

The Illustrated Bible Dictionary (Dicionário Bíblico Ilustrado - Protestante ) declara : "A palavra Trindade não é encontrada na Bíblia. Não achou um lugar formal na teologia da igreja até o 4.° século. Embora não nos forneça uma doutrina formulada da Trindade, contém todos os elementos com os quais a teologia formulou a doutrina."

The New International Dictionary of the New Testament Theology declara : "Tudo isto sublinha o ponto de que o Cristianismo primitivo não dispunha de uma doutrina explícita da Trindade, tal como foi subseqüentemente formulada nos credos da igreja primitiva".

No prefácio do livro History of Christianity ( História do Cristianismo ), de Edward Gibbon, lemos : "Se o paganismo foi conquistado pelo cristianismo, é igualmente verdade que o cristianismo foi corrompido pelo paganismo. O puro deísmo dos primeiros cristãos foi mudado, pela Igreja de Roma, para o incompreensível dogma da trindade. Muitos dos dogmas pagãos, inventados pelos egípcios e idealizados por Platão, foram retidos como sendo dignos de crença."

O Dicionário do Conhecimento Religioso menciona que muitos dizem que a Trindade "é a corrupção emprestada de religiões pagãs e enxertada na fé cristã". E o Paganismo no Nosso Cristianismo declara : "A origem da Trindade é inteiramente pagã".

Na Enciclopédia de Religião e Ética, James Hastings escreveu : "Na religião indiana, p.ex., temos o grupo trinitário de Brama, Xiva e Vixenu; e na religião egípcia, com o grupo trinitário de Osíris, Ísis e Hórus. Tampouco é apenas em religiões históricas que encontramos Deus sendo considerado como uma Trindade. Vem-nos à mente em especial o conceito neoplatônico da Suprema e Derradeira Realidade", que é "representada triadicamente".

The New Schaff-Herzog Encyclopedia of Religious Knowledge ( Nova Enciclopédia de Conhecimento Religioso, de Schaff-Herzog ) mostra a influência dessa filosofia grega: "As doutrinas do Logos e da Trindade receberam a sua forma de Pais Gregos, que foram muito influenciados, direta ou indiretamente, pela filosofia platônica. Que dessa fonte se infiltraram erros e corrupções na Igreja, não pode ser negado."

No livro A Statement of Reasons ( Declaração de Razões ), Andrews Norton diz sobre a Trindade : "Podemos traçar a história dessa doutrina e descobrir a sua origem, não na revelação cristã, mas sim na filosofia platônica. A Trindade não é uma doutrina de Cristo e de seus Apóstolos, mas sim uma ficção da escola de posteriores platonistas."

A Igreja dos Primeiros Três Séculos diz: "A doutrina da Trindade foi formada de maneira gradual e comparativamente tardia e teve a sua origem numa fonte inteiramente estranha à das Escrituras Judaicas e Cristãs. Cresceu, e foi enxertada no cristianismo, pelas mãos de Pais platônicos."



"... VC MESMO JÁ RESPONDEU PARTE DESTA ESTA QUESTÃO: "DISSO EU NÃO DUVIDO"!" ( Fato relacionado a pessoas que contestaram o Programa Globo Repórter, o qual relacionou medicina com Espiritismo ).


                R - Dizer que muitos ( muitos ilustres desconhecidos, diga-se de passagem ) discordaram do Programa, é fácil, e isso deve ter acontecido mesmo. Mas relacionar nomes de prestígio e reconhecidos no meio científico nacional... Bem, isso você não consegue citar. Mas, deixa pra lá ...



" COM RELAÇÃO AOS NOMES: CONVERSE COM WELLINGTON ZANGARI E LHE PEÇA NOMES DE PSICÓLOGOS E PARAPSICÓLOGOS QUE NÃO CONCORDAM COM AS EXPOSIÇÕES DO PROGRAMA ..."


                R - Ora, se você já conversou com Ele ( Eu suponho ), por que você não relata os nomes ? Certamente, e Eu já disse isso, alguns não concordaram com o Programa. Mas é super normal. Estamos numa democracia.



" JESUS! QTA. BABOSEIRA! OS PROTESTANTES QUASE IMPERAM NOS PAÍSES RICOS, PORQUE GERALMENTE ESTES SÃO EXPLORADORES E, O PROTESTANTISMO APOIAVA O LUCRO ABUSIVO(USURA), POR TAL MOTIVO, MUITOS REIS... ADERIRAM AO PROTESTANTISMO NO PASSADO.

......

CERCA DE QUASE 35% DOS NORTE AMERICANOS, SÃO CATÓLICOS, É O TERCEIRO MAIOR PAÍS CATÓLICO DO MUNDO... E SÃO BASTANTE PREPARADOS PARA A DISCUSSÃO...UMA DAS RAZÕES PRINCIPAIS DE SE TRAZER A MÍDIA OS ESCÂNDALOS ENVOLVENDO PADRES, FOI O NÚMERO DE CONVERSÕES AO CATOLICISMO, NAQUELE PAÍS... POIS SE O PROBLEMA FOSSE MAIS RAZOAVELMENTE TRATADO, TERIAM SE ALUDIDO AOS CASOS DE PEDOFILIA EM FAMÍLIA, QUE CORRESPONDE A 65%... E, MAIS CONVERSÕES: TAMBÉM NO CANADÁ E TBÉM NA INGLATERRA... VC ESTÁ BEM DESATUALIZADO! OS PROTESTANTES NO GERAL, SÃO MUITO MAIS CRÉDULOS... GRANDES PERSONALIDADES FORAM CATÓLICOS, DENTRE PENSADORES, ARTISTAS, FILÓSOFOS... ISTO É BEM HISTÓRICO, POXA VIDA, BENETTON! DÉSCARTES...!!! – CENTENAS DELES. MANDE-ME RAZÕES E DISCUTIREMOS!"



                R - Jesus Maria José! ( Como vocês mesmo dizem ). Suas baboseiras agora bateram todos os records ! Os protestantes, aqui como lá, têm que pedir ajuda das comunidades que os apoiam. Os maiores investimentos nos Estados Unidos são de grandes conglomerados judáicos, daí seu apoio irrestrito a Israel. Além disso, a grande riqueza dos países mais desenvolvidos pode ser explicada também pelo fato de que os grandes banqueiros do mundo nos séculos XVI e XVII eram judeus, e seus bancos se situavam em Londres e Amsterdam. Nesses casos, a riqueza dos Países Protestantes não é propriamente Protestante, e sim Judaica. Portanto, a riqueza de um País nada tem a ver com a diretriz Religiosa adotada. Esta última apenas podia, de acordo com interesses de líderes religiosos atrelados à Política, determinar o tipo de cultura e acesso à informação de um Povo. No início, grande parte dos Países que hoje são Protestantes, eram realmente católicos. Porém, todos sabemos dos desmandos e abusos que o catolicismo praticava, mais acentuadamente na idade média ( venda de indulgências para a remissão dos pecados, luxo e ociosidade do clero, inquisição, ingerência do Papa nos negócios do governo, venda de cargos eclesiásticos, etc ) o que culminou no Processo da Reforma, liderada por Lutero.

                Padres pedófilos ? E será que só agora essas pessoas que se travestem de padre começaram a praticar pedofilia ? Ora, a pedofilia existe no meio católico desde a formação oficial da igreja. E por que só agora o escândalo tornou-se público ? E por que só agora o Papa tomou providências para expulsar os pedófilos ? É porque as contribuições mais vultosas ( dólares ) para o Vaticano vinham dos Estados Unidos. E essas contribuições começaram a minguar substancialmente depois que a Imprensa divulgou tudo, pois antes, se alguém assim o fizesse ... Fogueira neles !!! E o Vaticano, preocupado com a diminuição das generosas contribuições dos EUA, achou por bem tomar as providências que já deveriam ter sido tomadas há muito tempo, para ganhar novamente a confiança deles e para que os dólares voltassem a ser carreados para o Banco Ambrosiano, ligado ao Palácio Papal.

                Você diz que os Estados Unidos são o 3º maior País Católico do Mundo ...   Bem, de acordo com a Maredsous, Órgão Estatístico que funciona na Bélgica, o Brasil é o primeiro ( mas vem declinando em número de Católicos ), em seguida vem o México, com 85 milhões; Filipinas, 57 milhões; Estados Unidos, 56 milhões; e Itália, 47 milhões. Ou seja Os Estados Unidos é o 4º, e não o 3º.

                E por que os Católicos não pedem contribuição, tanto quanto os Protestantes ? Bem, no Brasil, o Padre Marcelo Rossi, ou seus secretários, vão periodicamente a Brasília solicitar verbas ( milhões de Reais ) para a sua Igreja. Ou seja, mesmo aqueles que NÃO são Católicos, são obrigados, através de impostos, a manter o Catolicismo no Brasil. Enquanto que as outras Religiões são obrigadas a pedir auxílio aos seus seguidores. Será que isso é justo ? Já no Vaticano, as contribuições mundiais mantêm a Cúria Romana.

                Não é por acaso que a Igreja Católica é um dos maiores proprietários de terras e imóveis em todo o mundo. Os banqueiros melhor informados calculam as riquezas do Vaticano entre DEZ A QUINZE BILHÕES ( Eu disse BILHÕES ) DE DÓLARES. Ele ( Vaticano ) possui grandes investimentos em bancos, seguros, produtos químicos, aço, construções, imóveis etc. SOMENTE OS DIVIDENDOS servem para manter de pé toda a organização, INCLUÍDAS AS OBRAS DE BENEFICÊNCIA. Tal fortuna vem sendo ACUMULADA em função das reaplicações no mercado. Nos pátios do Vaticano, encontram-se todos os símbolos de uma multinacional : Estacionamento repleto de Mercedes último tipo pretas, com motorista. A Cúria Romana possui hoje, um patrimônio que talvez seja o mais valioso do mundo pertencente a uma Instituição.

                Será que Bancos Comerciais, Seguradoras, Produtos Químicos, Indústria do Aço, Construções, Imóveis ( são centenas espalhados pela Itália ), automóveis Mercedes, também fazem parte do "Patrimônio Mundial da Humanidade" ? Ou pertencem ao "Patrimônio Particular do Vaticano" ?

                Por que, ao invés de reaplicar o dinheiro, o Vaticano não o redistribui para os mais carentes ? Será que é mesmo necessário ACUMULAR CERCA DE 15 BILHÕES DE DÓLARES para manter a Igreja Romana ?

                E os pobres que continuem sofrendo neste mundo e que paguem no "purgatório" por séculos sem fim, o castigo dos seus pecados, porque não têm dinheiro para missas e indulgências, muito embora Jesus houvesse dito: ... aos pobres é anunciado o Evangelho ( Mt 11.5 ). Porém o Papa Leão X ensinava que uma pessoa rica poderia doar terras e bens materiais à Igreja e assim comprar um lote de terreno no paraíso. ( pasmem ! ! ! )

                Todos nós, e até mesmo os Católicos, não podemos acreditar que Deus prefira manter ouro e luxo nas suas Igrejas ao mesmo tempo que muitos de seus filhos morrem de fome pelo mundo.

                Você está mais desatualizado ainda !!!

                E também grandes personalidades HISTÓRICAS foram adeptos dos princípios Espíritas. Digo princípios, pois Kardec oficializou a Doutrina somente por volta de 1850. Você não cita exemplos, mas eu não tenho o menor problema ou dificuldades neste caso : Sócrates, Platão, Orígenes de Alexandria (o maior erudito religioso de sua época ), etc. Não vou citar mais nomes pois você não está acostumado a isso.

                Esses fatos são históricos, Daniel, Poxa pra você também !

                E como se não bastasse, veja o que está acontecendo com a população católica no Brasil. A própria CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil admite que a população católica (no Brasil) vem se reduzindo a cada ano.

                Entre os documentos que serviram de base para a preparação dos discursos que o Papa João Paulo II fez no Brasil, na década de 90, muitos são análises de fenômenos de evasão de fiéis da Igreja. Os dados variam de um estudo para outro, mas todos indicam que diminuiu o rebanho católico brasileiro desde a última visita do Pontífice ao País, em 1980.

                No início do ano, a CNBB admitiu que a cada ano uma legião de 600 mil fiéis abandonam a Igreja. Estudos recentes da Arquidiocese do Rio ampliam esse número: O catolicismo estaria perdendo 700 mil almas por ano.

                De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 1980 os católicos representavam 89,1% da população do País. O IBGE avalia agora que o percentual tenha caído para menos de 76%.

                Os resultados de uma detalhada pesquisa sobre o perfil religioso do brasileiro foram feitos no início da década de 90, pela Arquidiocese de Belo Horizonte. Das 863 pessoas consultadas na capital mineira e em cinco municípios vizinhos, apenas 73,3% se declararam católicas. E esse percentual vem declinando...

                A evasão católica existe não apenas nas Igrejas. Levantamentos do IBGE indicam que nos últimos cinco anos as escolas mantidas pela Igreja Católica perderam cerca de 200 mil alunos. Nesse mesmo tempo, 130 colégios fecharam.

                Falta de cultura católica ? Preste mais atenção ao que Eu estou dizendo. O que me referi foi que a "maioria católica", tão mencionada pelo Clero, encontra-se nos países mal alfabetizados e por isso subdesenvolvidos ; o analfabeto é mais bem explorado e acredita em tudo ; são massas impedidas pela Igreja por séculos seguidos de examinarem a Bíblia, fonte de progresso e liberdade. Quando mencionam Religiões minoritárias, esquecem que o Papado eliminou milhões de mártires cristãos não católicos retardando sua conseqüente multiplicação.   Ou será que Você desconhece o que foi a “Santa” Inquisição ??? ( Que de "Santa" não tinha nada !!! ).

                No tocante ao Cristianismo e o número de seguidores mais significativos, há duas civilizações bem definidas : Uma independente do Catolicismo, governos estáveis, alfabetizadas e desenvolvidas, representada pela Alemanha, Região da Escandinávia ( Noruega, Suécia, Finlândia, Dinamarca e a ilha da Islândia ), Inglaterra, Escócia, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Suíça e outras ; todas de maioria Protestante. A outra, tendo a frente o Vaticano seguido pela Espanha, Portugal, México e América Latina, mal alfabetizadas, com todos os problemas que conhecemos e a Itália, onde apenas 25% dos católicos são praticantes (!!!), e em cujo País floresce o maior partido Comunista fora da Rússia. F. NITTI referiu-se sobre a vulnerabilidade das nações católicas em relação às ditaduras e ao comunismo, enquanto as nações protestantes estão livres do totalitarismo. (Est. S. Paulo 2 3-30).



"E COM RELAÇÃO A INTEPSI, PARASYCHOLOGY FOUNDATION, RHINE RESEARCH CENTER, E UNIVERSIDADES INCONTÁVEIS... EQUÍVOCO MEU OU DESTAS ENTIDADES QUE AO TRATAREM DE CIÊNCIA RECORREM A UMA TENDÊNCIA ESPIRITUALISTA POR DIVERSOS MOTIVOS ? SE VC DISSER NA MAIORIA DOS AMBIENTES DE ESTUDO ACADÊMICO QUE ESTES INSTITUTOS APOIAM AS TESES ESPÍRITAS, QUAL A RESPOSTA QUE TERÁ: TAL É PRECIPITADO, A CIÊNCIA NÃO AGE ASSIM OU TUDO BEM?"


                R - Observe bem :


                S.P.R - Society for Psichical Research. Dirigida por Físicos ( Sir. William Crookes, Sir. Oliver Lodge), Psicólogos (William James, F.W. Mayers) e Parapsocólogos ( J. B. Rhine), opera com campos de estudos relacionados a estados próximos da morte, experiências fora do corpo, aparições, regressão hipnótica, curas paranormais. Londres – UK.

                R.R.C - Rhine Research Center - Ministra cursos de Parapsicologia e estudos científicos de física. Pesquisas experimentais, investigações no campo das experiências fora do corpo, aparições e outros fenômenos espontâneos. Este Centro é sucessor do Duke University Parapsychology Laboratory. Durham Carolina do Norte - USA

                I.T.P - Institute of Transpersonal Psychology – Faz Integração experimental de trabalhos com ênfase no corpo, mente e conexão com espíritos. Descrições a respeito da Psicologia Transpessoal. Palo Alto - San Francisco California - USA


                Quer uma Escola do País do Sr. Quevedo ? Muito bem, veja :

                S.E.I.P - Sociedad Española de Investigaciones Parapsicológicas - É uma Associação de parapsicólogos que atuam em diversos países do mundo. Estudo das transcomunicações através da psicofonia, psicoimagem e grafocomunicação. San Vicente (Alicante) – Spain


                Universidades incontáveis ? Também há universidades incontáveis que estudam e creditam as teses Espíritas. Não citarei mais nomes já que Você não se dá ao Trabalho de também fazê-lo.

                Precipitação ??? Pelo visto acima, de quem foi a precipitação ???? Minha é que não foi !!! Procure averiguar as diretrizes das Entidades Internacionais. Assim você evitará se precipitar nas suas afirmações. Desculpe-me de novo.... E sinto muito por você !




OBS. : Procurando dirimir essa questão, resolvi seguir o "conselho" de Daniel Luka e escrevi para Wellington Zangari ( Creio que se D. Luka soubesse da real opinião de Wellington Zangari, não teria me dado tão precioso "conselho" ).

Psicólogo, Bacharel em Psicologia com formação clínica pela Universidade Paulista, Wellington Zangari é especialista em Psicanálise ; Mestre pelo Programa de Estudos Pós- Graduados em Ciências da Religião (PUC-SP) ; Doutorando em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da USP ; Responsável pelo Portal Psi   e   Coordenador do Instituto de Pesquisas Interdisciplinares das Áreas Fronteiriças da Psicologia : Inter Psi - Grupo de Estudos de Semiótica, Interconectividade e Consciência do CEPE ( Centro de Estudos Peirceanos ), COS ( Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica ), da PUC-SP, a primeira iniciativa acadêmica de estudar os fenômenos conhecidos como paranormais, com o objetivo identificar, à luz da metodologia científica, quem está de fato vivenciando experiências por enquanto inexplicáveis.


* Como a resposta do Sr. Wellington Zangari foi muito extensa, será exposto somente um resumo da mesma.


De:"Benneton Lojanet" - benneton@economics.zzn.com
Para: interpsi@mail.ru
Enviada em: Fri, 28 Feb 13:14:48
Assunto: Parapsicologia e as Religiões



Sr. Wellington Zangari


                Há algum tempo atrás, recebi do Senhor autorização para colocar no meu Site, um artigo relacionado aos Livros do Pe. Quevedo. Novamente agradeço-lhe pela gentileza do consentimento.

                Face a esse criterioso artigo, acima mencionado, extraído do Portal Psi, e que também se encontra na minha HP, venho recebendo mensagens que tratam de temas ligados à Parapsicologia.

                Infelizmente, a questão Religiosa tende a querer direcionar as posições estabelecidas pela maioria das pesquisas levadas a cabo por Instituições e Pessoas reconhecidas no Meio Acadêmico.

                O que quero dizer é que algumas pessoas, fortemente influenciadas por suas Religiões ( Católicas em boa parte ) dizem que a maioria dos Institutos de Pesquisas e Parapsicólogos de renome rechaçam qualquer possibilidade de comunicação com espíritos e também repudiam a teoria da TVP - Terapia de Vidas Passadas. Porém, fiz uma pesquisa no Portal Psi e nada encontrei especificamente sobre isso.

                Pergunto : O Senhor já teria comentado sobre isso ? A maioria das Instituições e Parapsicólogos de renome rechaçam os princípios da transcomunicação ( comunicação com Espíritos ) e da TVP ? Existiria, em algum lugar, alguma Instituição que tenha emitido relatórios científicos com base em estatísticas que confirmem tais asseverações ?

                Peço desculpas pelo incômodo. Muito lhe agradeceria se pudesse me retornar com uma resposta, qualquer que seja, pois o que importa é a verdade.

Atenciosamente,

Jefferson



RESPOSTA DO SR. WELLINGTON ZANGARI :


Para: "Benneton Lojanet" - benneton@economics.zzn.com
Assunto: Re: Parapsicologia e as Religiões
De: "Inter Psi / PUC-SP" - interpsi@mail.ru
Data: Fri, 28 Feb 22:37:36 -0300



Prezado Jefferson,


                É com satisfação que volto a me comunicar consigo. A honra de ter meu artigo em sua HP é toda minha.

                De fato não há qualquer entrevista minha publicada no Portal Psi. Provavelmente, algumas pessoas podem estar se referindo a entrevistas que concedo aos mais diversos meios de comunicação.

                O processo de comunicação humana é complexo. Compreender o que alguém expressa não é tarefa simples. Há sempre um número de variáveis que fogem do controle dos que se aventuram a compreender os signos linguísticos. Assim, é mesmo possível que as tendências interfiram na compreensão do que afirmei. Dessa forma, explicito-lhe, humildemente, minha opinião a respeito dos temas que me ofereceu à discussão.

" Institutos de Pesquisas e Parapsicólogos de renome rechaçam qualquer possibilidade de comunicação com espíritos e também repudiam a teoria da TVP "

                A Parapsicologia, como qualquer outra ciência, está fundamentada em alguns pilares metodológicos que servem de guia para suas atividades Um deles é a delimitação de seu campo de estudo, seu objeto. O que estuda são experiências humanas aparentemente extra-sensório-motoras. Isso significa que, frente a alegação de extra-sensorialidade/extra-motricidade, o(a) parapsicólogo(a) empreende estudos no sentido de reconhecer as causas dessa alegação. A causa pode variar, desde uma fraude delibera, erros de percepção, moléstias neurológicas que distorcem a percepção, psicopatologia... até a presença de eventos efetivamente parapsicológicos, ou seja, relacionados à capacidade humana de transcender seus limites sensório-motores para conhecer a realidade ou agir sobre ela. Tudo que fuja desse escopo está fora do objeto da Parapsicologia. Frente a alegações de comunicação com os espíritos, cabe à ciência avaliar se há hipóteses conhecidas e consagradas que deem conta de explicá-las. Se há, ótimo. Se não há, então que se estude mais.

                Um segundo pilar científico é o respeito à lei de economias das hipóteses, ou Lei de Occam. Tal postulado prega que devemos em ciência sempre preferir as hipóteses mais simples às mais complexas. Assim, dada uma alegação extra-sensório-motora, cabe avaliar se existe alguma hipótese explicativa reconhecida e, em havendo mais de uma, escolher a menos complexa. Se esta é suficiente, então permanecemos com ela.

                Um terceiro postulado: as hipóteses devem ser testáveis. Não basta o reconhecimento de hipóteses existentes e a escolha da mais econômica. Todas as hipóteses, para serem consideradas científicas, devem ser testáveis, pelos métodos e técnicas convencionais a todas as ciências. De nada adiataria criar uma teoria que não pudesse ser testada.

                Um quarto postulado: as hipóteses devem ser testadas e, assim, convalidadas ou rejeitadas. O método científica nos oferece meios para avaliar se determinada hipótese é ou não sustentável. São os métodos observacionais e experimentais, desenvolvidos já a séculos, que nos permitem aceitar ou rejeitar determinada hipótese dentro de uma margem de erro pré-estabelecida.

                As hipóteses mais simples : O que é informado nas sessões de TVP é possível de ser obtido, em última instância ( quando variáveis mais simples não são encontradas) pela capacidade extra-sensório-motora humana, ou seja, por percepção extra-sensorial. Fala-se, por exemplo, de vidas passadas, com detalhes das vidas das pessoas. A hipótese de ESP pode muito bem ser empregada nesses casos. Tal hipótese tem sido testada há mais de um século e, como vejo, com bons resultados a seu favor.

" Pergunto : O Senhor realmente já teria feito essas afirmações ? Ou seja, que a maioria das Instituições e Parapsicólogos de renome rechaçam os princípios da transcomunicação ( comunicação com Espíritos ) e da TVP ? Existiria, em algum lugar, alguma Instituição que tenha emitido relatórios científicos com base em estatísticas que confirmem tais asseverações ? "

                Pelo exposto, depreende-se, portanto, que a preocupação dos parapsicólogos e instituições parapsicológicas se concentra no reconhecimento das capacidades humanas, das variáveis que interferem sobre elas. Posso lhe garantir que simplesmente não sabemos quais seriam, em sua totalidade, as variáveis que afetam a produção da ESP e da PK. Assim sendo, conclui-se que não sabemos os limites desse potencial Jefferson. Agora temos a possibilidade de discutir outro aspecto fundamental no tratamento do tema : Ninguém pode afirmar, a partir dos dados obtidos pela pesquisa parapsicológica, portanto, que espíritos não existam ou que não se manifestem ! Se os parapsicólogos não reconhecem os limites de atuação da ESP e da PK, então, como saberiam se em determinado evento não estaria ocorrendo uma ação espiritual ? O máximo que se pode afirmar é que, cientificamente, tal hipótese não é necessária, pelas razões expostas acima, mas nunca que ela tenha sido descartada !

                Alguns parapsicólogos, sobretudo de tendência católica, alegam já conhecer os limites de ESP e de PK ( na verdade da telergia ). A primeira seria regida pelo "prazo existencial", ou seja, limitada a cerca de dois séculos, uma geração ao passado e outra para o futuro. Além disso, não agiria fora do globo terrestre. A ação extra-motora, explicada por esses como sendo resultante da emanação da telergia (uma espécie de "energia" humana), teria uma abrangência de atuação de mais ou menos 50 metros! No entanto, NÃO existem dados empíricos científicos para a existência de tais limites !   NENHUMA instituição parapsicológica respeitada e NENHUM(A) parapsicólogo(a) reconhecido(a) aceitam a existência do tal "prazo existencial".

                Penso que exista um interesse bastante claro para se postular a existência do "prazo existencial" : Possuir a chave para afirmar o que é humano e o que não o é, e assim, desacreditar, em nome da "ciência", a todos quanto pensem diferentemente. Alguém que detenha tal chave pode dizer o que é fenômeno humano e o que é o verdadeiro "milagre"!   Quem afirma a existência do "prazo existencial" não apresenta qualquer dado empírico aceito amplamente pela comunidade parapsicológica internacional. Quando falo de comunidade parapsicológica internacional refiro-me, fundamentalmente, aos membros da Parapsychological Association (PA), espalhados por todos os continentes. Como membro da PA posso lhe garantir que a Parapsicologia moderna simplesmente não está interessada na ação de supostas entidades espirituais, mas no desenvolvimento da compreensão científica das variáveis que afetam as funções psi (ESP e PK). Uma das preocupações é a de se construir uma teoria ampla e coerente que possa dar conta tanto dos resultados das pesquisas de caso quanto experimentais. Apesar de se dizer no Brasil que já temos dados suficientes para saber o que é psi, a comunidade parapsicológica internacional está longe de ter arquitetado uma teoria científica de psi que possa ser testável sempre com os mesmos resultados e que permita fazer previsões confiáveis 100%.

                Jefferson, espero ter deixado clara minha posição. No entanto, não hesite em escrever-me para apresentar seus argumentos ou dúvidas. Tenho sempre muito prazer no diálogo.

Um fraternal abraço,

Wellington Zangari
Inter Psi/PUC-SP,
Coordenador



Obs.:

1) ESP - Extra-Sensory Perception / Percepção Extra-Sensorial : Telepatia, Clarividência e Precognição.

2) PK - Psichokinesis / Psicocinesia : Existência de uma forma de ação humana sobre o meio físico em que não seriam utilizados quaisquer mediadores ou agentes ( Músculos ou forças físicas ).

3) Os eventuais destaques em negrito, na mensagem de Wellington Zangari, foram feitos por mim.








"BRASIL? MUITAS DE NOSSAS INSTITUIÇÕES SE BASEIAM EM ESTUDO DE DIVERSAS ESCOLAS? É CLARO QUE NÃO!!! SÓ FORAM ISENTAS PORQUE TRATAVAM DO FENÔMENO, PORÉM SE DISSO SE DEDUZ SEREM PROVAS DISSO OU DAQUILO, TAL É ANTICIENTÍFICO. POIS BEM: O FENÔMENO EXISTE, A SUGESTÃO... OUTROS CASOS, PORÉM A CAUSA... É OUTRA MODALIDADE... QUE NÃO A CIENTÍFICA, SABEMOS DISSO! COMO O PROGRAMA FOI BASTANTE UNILATERAL NAS ENTRELINHAS, MANTENHO MINHA CRÍTICA INICIAL. MÉDICOS, PSICÓLOGOS? COM QUEM DEBATERAM? MOSTRARAM MAIS DE UMA VISÃO???

BEM... EU INCONFORMADO? "



                R - Um Programa de Televisão de 60 minutos não pode agradar a Gregos e Troianos. Imagino a sua satisfação quando o Sr. Quevedo apresentava-se com a ridícula alcunha de "Caçador de Enigmas", no Fantástico, há uns 3 anos atrás. E naquela época ? Davam chance para outras linhas de pensamentos ???   Ora, sabemos que mais de 90% do tempo disponível era para o Sr. Quevedo, com o seu ar de arrogância, despejar suas baboseiras para arrebanhar incautos.

                É claro que não ??? O InCor é um dos poucos Hospitais Públicos Brasileiros que atingiu e mantém padrões de excelência comparáveis aos dos melhores centros congêneres do mundo. Este padrão se deve ao ousado modelo de gestão implantado a partir da parceria estabelecida, há mais de 17 anos, com a Fundação E.J. Zerbini. A Escola Paulista de Medicina e o Hospital das Clínicas mantêm participações em Workshops com a Faculdade de Medicina da Universidade de Manitoba, no Canadá, e Outros Países da Europa. Procure se informar. Por favor, você assim só debilita as suas argumentações !

                O programa foi unilateral ? Só se foi em função do seu inconformismo. Pois as entidades acima têm um nome a zelar e não se isolariam para defender quaisquer correntes religiosas que fossem ... Cansaram de mostrar visões de Psicólogos, Psiquiatras, Médicos Cardiologistas que nada tinham a ver com Doutrinas e Religião. Ora, por favor, se Você não gostou, nada posso fazer. Não há como contrariar os fatos.

                Você inconformado ... Bem, os fatos falam por si.



"PROVAM? JÁ FAZES UMA AFIRMAÇÃO INCOERENTE E ANTICIENTÍFICA. ANTES ME DISSESTES QUE NÃO HÁ COMO PROVAR, ESTÁ NO CAMPO DA FÉ, AGORA DIZES QUE PROVAM; PROVAM OU DEFENDEM TAL TESE? CLARO: DEFENDEM, COMO OUTROS NÃO O FAZEM! MEU CENSO CRÍTICO? BENETTON, VC BEM SABE QUE A MAIORIA DOS ESTUDIOSOS DO INCOMUM, EM UNIVERSIDADES E MAIORES INSTITUTOS, NÃO CONCORDAM COM AS TESES ESPÍRITAS, SABES QUE ISSO NÃO É ACHISMO. QUE VÁRIOS PENSEM SER POSSÍVEL É VERDADEIRO, PORÉM NÀO A MAIORIA, VC BEM SABE DISSO, MEU AMIGO! TODOS OS DEBATEDORES ESPÍRITAS CONCORDARAM COMIGO ATÉ AGORA. PESSOAS MELHOR INFORMADAS! PARA MOSTRAR QUE POSSUO EQUÍVOCOS, ME DEIXE VÊ-LOS POR ESCRITO!!!?"


                R - Acho que o seu problema agora foi de falta de atenção à ortografia. Não disse que provam, disse que APROVAM as teorias Espíritas. ( Recapitulando : Havia dito que grandes Teorias de Russos, Americanos, Franceses, Suíços, etc, APROVAM plenamente as teorias Espíritas ).

                PROVAR   E   APROVAR SÃO VERBOS DE SIGNIFICADO TOTALMENTE DIFERENTES.

                Será que Eu terei que mostrar para você, o que o Aurélio diz a respeito desses verbos ???

                Sua ânsia irrefreável em querer me contradizer, está deturpando o seu raciocínio.

                Leia com mais atenção antes de dizer tanta baboseira.


                E lá vem Você de novo com o seu sofisticado e incansável achismo dizendo que a “maioria” ( seja qualitativa ou quantitativa ) dos estudiosos do incomum não concordam com as teses espíritas. Não Existe, NO MUNDO, nenhum dado estatístico, idôneo e aceito na comunidade científica, que afirme categoricamente isso ( O próprio Wellington Zangari também já refutou essa parte ! ). Mas você gosta de afirmar o que não se pode provar. O que os debatedores espíritas podem ter concordado, é que existem muitos Cientistas e Institutos que discordam das teorias espíritas, mas não a maioria, pois ninguém poderia afirmar o que ainda não foi divulgado por Entidades de Pesquisa respeitáveis ( não quevedianas, é claro ).



"A PARTIR DO MOMENTO EM QUE TORNAMOS POSSÍVEL UMA TESE ESPÍRITA, PASSAMOS A SER SIMPATIZANTES DELA. NESTE CASO, VÁRIOS DESTES NÃO ESPÍRITAS COM CERTEZA POSSUEM UMA IDENTIFICAÇÃO, O QUE É NATURAL E POSSÍVEL, COMO TBÉM LEGÍTIMO, PORÉM TERIAM DE TER EXPRESSADO MAIS OPINIÒES/TESES, CASO CONTRÁRIO, ESTÃO A DEFENDER SOMENTE UMA POSSIBILIDADE, ENTÃO NESTE SENTIDO, SÀO SIMPATIZANTES. OU TALVEZ, O GLOBO REPÓRTE TENHA CORTADO IMAGENS. QUALQUER UM DOS DOIS É ANTICIENTÍFICO. DIGO: PARA UM PROGRAMA CIENTÍFICO, CASO NÃO TENHA SIDO O CASO, RESPEITO A EXPOSIÇÃO NESTE OUTRO ÂNGULO!"


                R - Só se simpatiza com uma tese espírita se ela produzir resultados satisfatórios. E é isso que fez com que os Médicos, Psicólogos e Psiquiatras dessem maior atenção aos fenômenos, pois os tratamentos mudaram de rumo após constatarem recuperações inéditas nos pacientes. E não me venha dizer que tudo foi autossugestão, pois se fosse, porque já não aplicaram a simplória autossugestão antes ? Teria sido muito mais fácil ...



" ... POR ORA: QUANDO HÁ SUGESTÃO DO QUE FOMOS... SOMOS DIRETAMENTE INFLUENCIADOS NA MEMÓRIA POR TAL, O QUE PODE OCORRER POR HIPNOSE, SUGESTÃO... E, OBVIAMENTE QUE TALVEZ SEJA POSSÍVEL SE ATIVAR SOMENTE A PARTE "MEMÓRIA", POIS TUDO QUE NOS É SUGERIDO... DE SUAS DIVERSAS FORMAS, SE ENCONTRA JÁ GRAVADO LÁ. FAÇA UMA HIPNOSE, SUGIRA ALGO A ALGUÉM E DEPOIS FAÇA O MESMO TESTE, VERÁS QUE A MEMÓRIA SOMENTE , PODERÁ SER UTILIZADA, É BÁSICO E MUITO CEDO PARA SE CHEGAR A CONCLUSÕES; PORTANTO, É PROVA PARA VCs."


                R - No Programa utilizaram aparelhos importados de última geração e comprovaram algo mais além da sua única argumentação, ou seja, a simplória autossugestão.

                Ora, Sr. Daniel L. por favor... Admita que os estudos lá desenvolvidos tem base e respaldo científico. Sei que para você é difícil ter que admitir. O seu orgulho não permite isso. Mas deixe seu orgulho de lado e permita, a você mesmo, conhecer as técnicas empregadas, as quais foram muito, mas muito além de uma simples auto-sugestão. Você está impregnado das Teorias quevedianas, cuidado... Bem, explicarei mais uma vez :

                O estudo dos fenômenos era restrito às Religiões. Hoje, começa a despertar interesse de algumas áreas da Ciência. O Hospital das Clínicas de São Paulo criou um Núcleo de Estudos para tentar comprovar a interferência Espiritual no nosso corpo.

                O Doutor Sérgio Felipe, do Instituto de Saúde Mental de São Paulo, acredita que a Ciência avança na busca de muitas explicações sobre a possibilidade de comunicação além da matéria. Ele estudou em detalhes a glândula pineal do ser humano. Descobriu que ela carrega pequenos cristais. Para o Psiquiatra, essas pedras funcionariam como antenas na captação de mensagens de um outro plano. Observação importante : O Doutor Sérgio notou, em repetidos exames de ressonância magnética, que os Médiuns carregam no cérebro uma quantidade maior desses cristais. "Não há pessoas que não tenham esses cristais. O que eu tenho observado é que há pessoas que têm uma quantidade grande desses cristais. E não depende da idade. Essas pessoas, em tese, teriam capacidade maior de sequestrar o campo magnético", explica o Doutor Sérgio Felipe.



" BENETTON, PRATICAMENTE EM TODAS AS UNIVERSIDADES COM PARAPSICOLOGIA ACADÊMICA, MEU CARO!!! ENUMERAR, PARA QUE. VC BEM O SABE. LEIA MAIS LITERATURA GERAL ATUAL... ENCONTRARÁS TESES PARECIDAS COM AS SUAS, COM TBÉM NÃO E, SÃO A MAIORIA, VC SABE DISSO!"


                R - Todas as Universidades com Parapsicologia ???   Mas quanta pretensão !!!   Agora, ao invés de usar "a maioria", você usa “Todas”. E você não citou UM NOME SEQUER.   Ora, assim é fácil, meu caro. Citei alguns Institutos de reconhecimento internacional ( anteriormente ), e você quer me convencer com os seus inéditos e infalíveis   “Achismos”. Bem, deixa pra lá ... Seus argumentos são pouco ou nada convincentes, pois fontes confiáveis, você sempre evita de citar e me pede para ler literatura geral. Ora, se você é um erudito nessa área, porque você se limita às suas opiniões pessoais ? Não precisas de citações para fundamentar sua lógica ??? Puxa, e ainda queres ter razão e convencer... Nem mesmo os ingênuos aceitam teorias sem respaldo acadêmico ( Com nomes, por favor ) ...

                Daniel, repito : A Ciência enfrenta desafios a todo momento. Provar que tal teoria é verdadeira ou não, sempre fez parte da luta incessante pelo o que é real, admissível como exato e perfeitamente reproduzível em várias condições, locais e épocas. Se existem correntes opostas ... ÓTIMO ! É assim que se formam os alicerces da sabedoria, pois dialogar com respeito e apresentar argumentos baseados na lógica e bom senso é o início do “caminho” que o Homem ainda tem que trilhar, e que Deus, sabiamente nos apresenta, esperando, ao fim do percurso e de braços abertos, a nossa chegada. ia.



" MANTENHO"

OBS. : A resposta acima foi dada por Daniel quando Eu lhe disse : "O mesmo vale para os seus Estudos", em função do que Ele próprio me disse, ou seja : " Peço a vc que tbém se reitere de várias outras escolas de parapsicologia ou ramos outros da ciência.... há muito mais a ser visto e estudado.



                R - ORA, TAMBÉM MANTENHO, agora ainda com mais convicção.



" CAREÇO DE FONTES ? VÁ ATÉ O SITE DE WELLINGTON, UNIVERSIDADES MUNDIAIS... É ATÉ CÔMICO, O QUE VC LÊ? "


                R - MAIS DO QUE VOCÊ PENSA. E SE QUERES ACURAR E DESENVOLVER SUAS    TEORIAS LIMITADAS AO PENSAMENTO QUEVEDIANO, VÁ AO SITE DO DOUTOR HERNANI GUIMARÃES, PARAPSICÓLOGO RECONHECIDO INTERNACIONALMENTE E TAMBÉM ÀS UNIVERSIDADES AMERICANAS.

                Hernani é o autor da teoria do Modelo Organizador Biológico - MOB, que ele apresentou mais de vinte anos antes que o Biólogo Britânico Rupert Sheldrake fizesse o mesmo com a sua teoria dos Campos Morfogenéticos, que guarda grande similaridade com a teoria do Pesquisador Brasileiro.

                Hernani Guimarães é Autor dos Livros, alguns também traduzidos para outros Países :

* Psi Quântico, uma extensão dos conceitos Quânticos e Atômicos à ideia do Espírito. São Paulo, 1989.

* A Transcomunicação através dos Tempos. São Paulo, 1996.

* A Teoria Corpuscular do Espírito" , Ed. Do Autor; 1959

* Novos Rumos à Experimentação Espirítica" , Ed. Autor; 1960

* Espírito, Perispírito e Alma"; Ed. Pensamento, 1982

* Morte, Renacimento e Evolução: Uma Biologia Transcendental" , Ed. Pensamento, 1983

                E muitas outras obras traduzidas para diversos Países ... Desculpe fundamentar meus argumentos com nomes, Obras, etc. Sei que você não está acostumado com isso !!!

                Como se vê, o Cientista e Escritor Hernani Guimarães adquiriu, com muito estudo e pesquisas, o respeito e a admiração de Cientistas e Organizações ligadas à Ciência do Brasil e do Mundo, o que o qualifica para respaldar totalmente as experiências da Transcomunicação e outros princípios Espíritas.

                É MAIS DO QUE CÔMICO. AO QUE VOCÊ SE RESTRINGE ???   AO CLAP ?   FUNDADO PELO PADRE QUEVEDO ???





OBS. : Em Prosseguimento aos meus contatos com Wellington Zangari, um dos Parapsicólogos mais respeitados desse País, resolvi importuná-lo novamente para esclarecer mais alguns segmentos relacionados ao meu Debate com Daniel Luka. Peço paciência aos Leitores, mas vale a pena ler as explicações que Welligton, gentilmente, enviou-me. Estão na última mensagem, dentre as que seguem abaixo :


-----------------------------------------


De: Benettons@ubbi.com.br [jbenetton@ubbi.com.br]
Para: danielluka220@xxxxxxxx
Cc: xxxxxxxxxx
Assunto: Welligton Zangari - Esclarecimentos


                Já havia me correspondido antes com Welligton Zangari, mas Você, por vezes, recomendou que Eu me informasse melhor com Ele sobre os Institutos, Parapsicólogos, Universidades Americanas, etc, cuja "maioria" rechaçam os Princípios Espíritas. Sinceramente, tenho que reconhecer que foi uma excelente sugestão que Você me deu. Hoje, posso ver com que imparcialidade e isenção Wellington Zangari responde às minhas indagações. E sendo Ele um "expert" no assunto, acato com respeito suas explicações.

                Resolvi enviar a Ele as suas observações quanto à Lei de economias das hipóteses - Lei de Occam. Tais observações, da sua parte, são enfocadas nos "milagres" que só podem ocorrer em "ambiente Católico". Muito bem. Paro por aqui e deixo, agora, a Brilhante Postura de Wellington Zangari diante das suas assertivas.

Tudo de Bom.

Jefferson

P.S :

1-
As respostas definitivas de Wellington encontram-se no teor da última Mensagem, com as iniciais W.Z.

2-
Parece que Ele tem uma sistemática parecida com a minha ( modéstia à parte ), ou seja, Ele gosta que se relacione nomes, publicações, Institutos, etc. Ele NÃO é adepto de "Achismos" !!!   Além do que Ele também acredita que a Ciência ainda tem muito a descobrir, ou seja, o que é milagre hoje ( e que não obedece às leis naturais que conhecemos ), amanhã poderá ser plenamente dominado pela razão, e os "milagres" deixarão de ser tão milagres assim ... ( Desculpe-me ).


-----------------------------------------


De: "Inter Psi / PUC-SP" [interpsi@mail.ru]
Para: "Benneton Lojanet" [benneton@economics.zzn.com]
Assunto: Re: Re: Parapsicologia e as Religiões
Data: Sun, 2 Mar 21:50:11 -0300



Prezado Jefferson,

                Sugiro que dê uma olhada no Fórum Virtual de Pesquisa Psi, uma lista de discussão sobre psi, uma das atividades do Inter Psi-PUC. Há a possibilidade de ler as mensagens para verificar se é de seu agrado. As informações estão em :
http://www.pucsp.br/pos/cos/cepe/intercon/lista/lista.htm

                Envio-lhe, abaixo, a primeira mensagem.

Um fraternal abraço,
Wellington Zangari


-------------------------------------


De: Benneton Lojanet [benneton@economics.zzn.com
Para: interpsi@mail.ru
Enviada em: Segunda-feira, 10 de Março de 17:17
Assunto: Lei de economias das hipóteses - Lei de Occam.



Prezado Sr. Wellington Zangari


                Primeiramente, quero lhe agradecer pela gentileza da sugestão relativa ao Fórum Virtual de Pesquisa Psi, o qual já tive a oportunidade de ler algumas partes, em especial àquela relativa a Joe Nickel em seu livro "Looking for a Miracle", o qual aborda o tema "corpos incorruptíveis". Os integrantes do CLAP deveriam ler esse Livro ... Principalmente um tal de Quevedo que trabalha lá também ... (!!!)

                Vejo em Você alguém que pode, de forma independente, esclarecer-me acerca do que a Ciência Parapsicológica já apresenta como Princípios que permitem distinguir o erro da verdade. Muitas vezes, somos levados por uma inexplicável sensação de estarmos certos. É como se uma voz interior nos dissesse que, embora a Ciência Laica não possa dar respaldo àquilo que julgamos coerente, pensamos que a lógica e o bom senso ( despojados de fanatismo ) podem nos conduzir a resultados bastante confiáveis.

                Bem, apresentei sua penúltima mensagem a pessoas que, como comentei anteriormente, disseram sobre a "maioria" (???) dos Institutos de Parapsicologia, Parapsicólogos de renome internacional e Universidades Americanas que mantêm estudos relacionados à Parapsicologia, os quais rechaçariam as teorias Espíritas. Cansei de lhes perguntar de onde tiraram tal afirmação, mas eles não souberam demonstrar, categoricamente, tal fato.

                E um deles aproveitou parte da sua explicação para fundamentar os "milagres" que Eles julgam inexplicáveis pela Ciência. Se me permite, demonstrarei abaixo o teor da mensagem que recebi. Se caso houver, da sua parte, considerações a fazer sobre o que irá a seguir, ficarei ( mais uma vez ) grato por sua ajuda. Não quero aqui dizer que Ele está certo ou errado. Só queria tomar conhecimento da opinião de pessoas como Você, mais qualificadas para responder de modo isento, direcionado e com base Científica.

Abraços.

Jefferson


---------------------------------------------------


Para: "Benneton Lojanet" [benneton@economics.zzn.com]
Assunto: Re: Lei de economias das hipóteses - Lei de Occam.
De: "Inter Psi / PUC-SP" [interpsi@mail.ru]
Data: Mon, 10 Mar 19:28:32 -0300


Jefferson,


Faço alguns breves comentários, brevíssimos, dada a exiguidade de meu tempo neste momento. São comentários a alguém do CLAP que deve lhe ter escrito. Pode lhes enviar tais comentários como se fosse você ou mesmo dizendo que fui eu a tê-los feito e que gostaria de saber a opinião deles ! Peço evidências, basicamente. Dados que sustentem minimamente as alegações que fazem. Deverá acontecer o mesmo que aconteceu quando você pediu as informações dos Institutos : NADA de dados !

Mas... boa sorte !

Um fraternal abraço,
Wellington Zangari



&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&



MENSAGEM DE DANIEL LUKA INTERCALADA COM AS RESPOSTAS DE WELLINGTON ZANGARI - W.Z.



ABRE ASPAS :

...

........

...............




A Teoria da Economia diz que a ciência deveria ficar com a explicação "mais simples"; o que quer dizer que o cientista não deverá citar como "científico" algo que seja difícil demais de se demonstrar ou de se reproduzir ou de concluir... ( talvez... ). Ele poderá dizer que tais objetos estão sob estudo; que há certos indícios, porém ainda não são "cientificamente" expostos como ciência, senão como "probabilidade remota"; mas, sendo maiormente pesquisados... esperar futuras investigações e métodos/técnicas...(.) Entretanto, o estudo, obviamente, deve continuar. Porém, qdo algo se encaixa na teoria da economia, temos uma boa "teoria científica"!, pois ela certamente deve poder ser bem estudada, observada, demonstrada e, que muitas vezes chegue a convencer em grande estilo de método causa/efeito; bem, é com este sistema que trabalharemos nestes episódios que abaixo se seguem:

Suponhamos que um indivíduo cego, católico, que tendo ido a Roma, ao rezar perante o túmulo de São Pedro e, pedir-lhe cura..., seja imediata e instantaneamente atendido e tenha sua visão perfeitamente em funcionamento!

p.s.: mas continuaria a não ter pupila..!!!

Suponhamos que uma mulher que tenha tido sua perna retirada em uma operação cirúrgica, dado a qualquer causa..., ao ir a Guadalupe, tenha sua perna reposta instantaneamente, perfeitamente e até mesmo sem cicatrizes, porém, com sinais internos ( talvez ) de que tal membro foi-lhe reposto... O que teria ocorrido após dias ( ou não... ) de oração e jejum, gratidão e fé!

Suponhamos agora, que um tal santo, o qual tenha dedicado sua vida a pregar doutrina sobrenatural especial... como foi o caso de Sto. Antônio e de José de Calazans ( grande santo teólogo da contra-reforma ) ao morrer, tenha preservada da incorrupção, sua língua, que sempre que examinada, conserva-se: fresca ( como se recém tirada... ), com o DNA perfeito e idêntico em todos os anos da pesquisa..., flexível, flácida, umedecida e com agradabilíssimo odor... entre outros...!

Suponhamos, por último, que alguém nascido sem mão, ao se encaminhar a Lourdes e lá rezar... tenha o membro ( que antes não possuía ) acrescentado de modo único.

* Bem, a grande teoria da economia, se bem preservada; nos dirá:


1- Tais fenômenos são possíveis de se verificar, pelos laudos anteriores e posteriores aos acontecimentos; bem como pelas testemunhas, dentre elas, mesmo especialistas, médicos...

W.Z - Perfeitamente, portanto, que se apresentem tais dados. Onde estão publicados os trabalhos científicos ? Em quais revistas científicas ? Se são científicos, os dados devem ter sido publicados em tais revistas. Caso contrário, a isenção, a não ser respeitada, deve nos fazer rejeitar os dados apenas alegados.



2- ... Tal acontecimento(s) só são verificados em um único ambiente; em vários locais.

W.Z - Onde estão os dados científicos ( históricos, antropológicos, sociológicos...) que sustentam tais alegações ? Não basta, por autoridade, alguém, como o Pe. Quevedo afirmar isso ou aquilo. Se se pretende que tal discurso seja científico, que então demonstre-se de maneira científica. Argumentos por autoridade simplesmente não são aceitos em ciência.



3- Ambiente: católico; locais: Lourdes, México ( Guadalupe )...

W.Z - De novo : Onde estão os trabalho científicos, escritos por cientistas, publicados em revistas científicas ?



4- ... Ocorrem como reação ( muito possivelmente ) a orações, promessas... E, sempre ( como se verificou ): acompanhados da fé; em especial e unicamente neste caso: de origem católica em suas diversas formas

W.Z - Demonstre tal alegação com dados !



5- Então: são produtos da fé certamente ( pois dependem de seu ambiente para ocorrerem... ), de sua expressão ( oração... ) e somente são verificados, com essa mesma grandeza e propriedade: no meio católico.

W.Z - A Psicologia da Religião está repleta de dados que dão conta que não é necessariamente a oração que pode produzir resultados, mas a forma de enfrentamento ( coping religioso ) do indivíduo frente a uma situação desesperadora. Outras interpretações são, por exemplo, o fato de o sistema imunológico ser afetado. Ainda temos o fato de o grupo ser importante para a saúde do indivíduo... Leia, por exemplo, The Psychology of Religion: an empirical approach, de hood, Spilka, Hunsberger & Gorsuch, editora Guilford.



6- São fenômenos/efeitos que não somente superam as leis executadas em qualquer outro ambiente... como também supõe serem exercidos por uma causa que venha a deter força/lei/ordem de "criação"; visto que órgãos jamais existidos, formas diferenciadas de se fazer funcionar o aparelho ocular... são criados quase que, senão, instantaneamente.

W.Z - Primeiro, tal alegação deve ser sustentada com dados. Onde estão os dados publicados que dão conta desse efeito que supera as leis ? Segundo, o fato de existir um efeito para o qual a ciência não tem explicação ( lembre-se que há vários efeitos/fenômenos em qualquer ciência nessa posição / por exemplo, na Neurologia : Há áreas cerebrais para as quais nem ao menos se sabe para que servem !!! ) não dá o direito de ninguém afirmar que ele não será explicado e/ou que ele se constitui de um milagre provado pela ciência. A ciência simplesmente diz : Sei como explicar ou não sei como explicar até agora e, ponto final.



7-...

Portanto, a ciência conclue logo abaixo:

São efeitos criados ( provém de serem criados ), ...

W.Z - Ora, todo efeito tem por tráz de si uma causa, seja ela qual for!



... são efeitos de uma fé em especial ( em ambiente religioso; sempre quando pedidos em forma de oração; ou como forma de seguir-se após oração, promessa... relacionado ou não com o objeto ) ...

W.Z - Não, nunca um cientista faria esse tipo de correlação. Uma correlação em ciência não deve ser entendida como relação de causa e efeito. Assim, não é porque a pessoa orava que existiu tal efeito. O máximo que um cientista pode afirmar é que houve simultaneidade entre duas ou mais variáveis. Com essa visão simplista de correlação corre-se o risco de afirmar que as milhares de pessoas que morreram de cancêr morreram porque usavam sapatos porque todas as pessoas que morreram de cancêr usavam sapatos !!!



... distanciam-se gigantescamente de quaisquer formas já estudadas ou comprovadas como de força e ordem natural; são de uma outra ordem certamente, pois não podemos criar em nossa natureza ...

W.Z - Se se distanciam ( o que não me foi demonstrado por meio de dados ), só fazem mostrar a necessidade de que o ser humano, por meio da ciência, possa conhecer melhor a natureza ! Além disso, aqui há uma presunção de que conhecessemos nossa natureza, o que nenhum cientista concordaria. Os cientistas são humildes ao se referirem ao que conhecem da natureza. Dizem que quanto mais conhecem, mais percebem o quanto ainda falta para conhecer. Assim, enquanto não conhecermos completamente a natureza, não poderemos dizer o que não é natural.



... e, filosoficamente; somente uma força criadora pode criar; qto. mais instantaneamente, repentinamente, substancialmente e, em qualidade muito superior a qualquer enxerto ou quaisquer outras técnicas conhecidas ou já utilizadas...

W.Z - Primeiro demonstre isso, e veremos o que a ciência pode fazer para conhecer tal fenômeno !



Desafiam totalmente nosso ambiente por estes e por mais.

W.Z - Há muita coisa na natureza que parece desafia "nosso ambiente".



Também se faz notório recompensar que: muitos dos que tiveram suas pernas, ossos... repostos segundo características descritas e mais, tbém apresentam algo de especial nestes ossos ou olhos... que mais uma vez nos mostram que além de dependerem de uma força de criação, tbém são mantenidos com características ainda mais diferenciadas e criadoras. Aqui, o autor se refere, por exemplo: a Pier de Ruder que ao ter seus ossos instantaneamente reunidos, tbém possuia neles uma característica muito especial: por eles, não passava medula óssea. Então podemos deduzir que esta força, além de executar o além de nossa ordem: reunir os ossos, em estado perfeito, deixando uma respectiva marca, tbém se encarregou de nos mostrar que tal continua com ainda mais um atenuante: faz viver uma perna que "aparentemente" não possue medula óssea, mas cujas características são até mais saudáveis de quem a possue.

W.Z - São, novamente, alegações. Prove-as ! Não se pode falar por suposição. Escolha um dos fatos e demonstre-o com os dados publicados em revistas científicas.



Então, cientificamente, pela lei da economia, dizemos:

Mais possivelmente, uma força criadora, desconhecida e além de nossas possibilidades muito estudadas e revistas por séculos...e, tbém unicamente de ambiente católico ( ou que se expressa através dele, por algum significado desconhecido para nós... ), está a nos representar um desafio a qualquer obra e lei da lógica natural e posterior a ela e seus estudos ( digo isso devido a não haver modificação na lei natural, pela observância dos séculos; portanto concluímos que tbém não haverá ) , que nos cumula de aprendizado de órbita então, sobrenatural, por se dar exclusivamente em água circundantemente católica e que supera a natureza ordenada de nossa secular possibilidade racionalista. Também nos faz ver que: são de ordem unicamente sempre católicas e, que superam nossas forças ativas ordenadas de nossa observação secular: naturais conhecidas dos séculos e bom senso criado a partir das evidências das mesmas.

W.Z - Mais alegações. Escoha uma e apresente os dados !



Caso acreditemos que poderemos explicá-las no futuro, deveremos então, primeiramente: demonstrar que a ordem natural pode ser modificada ( a que conhecemos... ), o que nunca ocorreu !

W.Z - Aqui há má informação. Os físicos reconhecem que as leis físicas mudam !   Stephen Howking tem escrito sobre isso, mas desde Charles Sanders Peirce isso é conhecido. Sua imagem do que seja ciência e seus conhecimentos básicos de ciência, bem como de Epistemologia Científica, precisam de uma rápida e sólida revisão geral !



A não ser por apenas um único ambiente(!). Para dizermos que estas leis desconhecidas regerão acontecimentos como sendo naturais de todo o mundo, elas terão de desaparecer do ambiente católico em exclusividade, para então se nos tornarem naturais da ordem geral. E, nunca pudemos ver tal modificação na ordem natural; a não ser, em ambiente católico. Ou, como preferem os católicos: não são modificações, são uma outra força, com outras leis e poder de criação agindo... (?!)

W.Z - Aqui entrou a sua fé ! Respeito, mas não basta quando o assunto é ciência !



Desconhecidas: só para estes outros ambientes que não as superam nem tampouco as conhecem em qualquer ordem ou grandeza de estado único e unilateral.

W.Z - Demonstre !



Não são contra nossas leis, as completam e se nos mostram estarem a existir como ordem outra que após sério e renomado cotidiano de aparência, nos revela serem existentes outras leis que circundam um ser ou força de fora de nossa realidade. Mas que circundam a este mesmo e, somente a ele, como possível. Aqui se entenda por ele uma força ou ordem ou lei... de qualquer sobrenaturalidade conhecida (?) e ou palpável.

W.Z - Suposições. Demonstre !



CONCLUSÃO: uma força que cria, portanto criadora ( quem cria é criador ) está a agir no meio católico. Detêm força e leis de uma outra ordem não conhecida, que portanto é além de nossa natureza ou ordem natural, portanto: sobrenatural.

W.Z - Pura fé. Demonstre com dados, não com palavras.



Vejamos que tal conclusão, que foi feita seguindo-se a lei da economia, nos iguala na mesma conclusão, a definição de milagre.

Para se tornarem "não miraculosos", devemos então, não somente explicá-los, mas tbém poder observá-los no mundo afora, em qualquer ambiente ou em vários... e, que então, façam parte da ordem natural para que definitivamente não sejam sobrenaturais ...

W.Z - Sim, mas primeiro, quem faz a alegação deve ter sobre si o peso da prova : Primeiro demonstre que o que está sendo alegado é fato ! Depois... é depois !



... Alguém tentará criar braços e pernas em mutilados e outros? Boa Sorte. A ciência os espera.

W.Z - A ciência os espera já : Demonstre, com dados publicados em revistas científicas que isso aconteceu !



FECHA ASPAS.


OBS. : Mais uma vez, os destaques em negritos, nas Mensagens de Wellington Zangari, foram feitos por mim.







" COM RELAÇÃO AO PE. QUEVEDO: LHE ENDERECE UM E-MAIL, POIS CONCORDO COM VC EM ALGUNS PONTOS, PORÉM ELE DETÊM DOIS DIREITOS: DE MOSTRAR-NOS FATOS DE, COMO PESSOA, DIZER QUE ACREDITA PELA CIÊNCIA QUE TAIS FENÔMENOS SÃO SOBRENATURAIS, SEI QUE ELE VAI ALÉM, POR RAZÃO DE SUA LINHA FILOSÓFICA, MAS VC TERIA DE DEBATER COM ELE DIRETAMENTE. NÃO ME INTERESSA ESTA DISCUSSÃO. SE DIFERE DE MEU PENSAMENTO EM VÁRIOS PONTOS. NÃO É VERDADE QUE QUEVEDO NÃO TENHA FONTES, ELE AS CITA EM GRANDE NÚMERO EM SEUS LIVROS. PARAVER SE SÃO IDÔNEAS OU NÃO, VC TERÁ QUE PESQUISAR MAIS, POIS FARÁ PARTE DE SUA BUSCA POR MAIORES RAZÕES. "


                R - O SR. QUEVEDO SIMPLESMENTE DISTORCE AS PESQUISAS QUE ELE OBTÉM DAS FONTES. QUER UMA PROVA ?   EU DISSE PROVA !

                LEIA O SITE DA PUC ! ( É, da PUC mesmo !!!! ) QUE DESMASCARA FLAGRANTEMENTE AS PESQUISAS DESSE PADRE :


http://www4.pucsp.br/cos/cepe/intercon/revista/polemica/pfequevedo.htm



" Que tempo? Um tempo que nos ensinará a criar órgãos... em questão de segundos... E SÓ EM UM ÚNICO AMBIENTE?!!!"

OBS. : A Resposta acima foi dada em função da minha refutação : "Que existem leis naturais desconhecidas pelo homem, disso Eu não duvido. Se fosse para Deus fazer o Homem e a Ciência perfeitos e acabados, não estaríamos aqui dependentes de laboratórios. Já disse, é uma questão de tempo ..."


                R - Mas será que terei que repetir tudo de novo ? Não será a nossa geração que contemplará tal fato. Assim como não foi a geração da idade média que contemplou a chegada do homem à Lua. Seja razoável e pelo menos admita que o que a Ciência poderá descobrir daqui uns cem anos será algo fantástico. Ou será que você acha que daqui para a frente a Ciência não tem mais o que descobrir e ficará estagnada ???   Além disso, o Parapsicólogo Welligton Zangari já refutou essa sua alegação, no e-mail acima exposto.



" SÃO CONFIÁVEIS? SEMPRE? PERFEITAS? VÁRIAS FONTES MUDAM DE OPINIÃO E ESCOLA. ACHISMOS? BENETTON, vc insiste em dizer que estou errado qdo lhe digo que a maioria dos estudiosos do incomum não concordam com o espiritismo: nem sequer o consideram parapsicologia, não a maioria, é literatura."

OBS. : A resposta acima foi dada em função de outra refutação minha, ou seja : "Mas você é insistente !!! E agora serei Eu : Em que base você afirma que uma parcela "mínima apóia..." Deixe os seus achismos de lado e passe a se calcar em fontes mais confiáveis".


                R - Mas já que fontes idôneas de pesquisa não são confiáveis, pois podem mudar, o que seria então confiável ? O seu “inquestionável e infalível” achismo ???   Ora, é melhor confiar em algo que demonstrou um trabalho sério de levantamentos de dados do que em inconformismos. Bem, pelo menos o senso crítico indica esse caminho, mesmo que as fontes venham depois a revelar outros números, pois muitos fatores influenciam cada época, e isso é perfeitamente lógico.



" Poxa vida, vou ser breve:

A Igreja católica, em sua doutrina oficial, tem uma postura a qual se difere da espírita, qdo se trata de "comunicação" que pode ser entendida de outras maneiras...!!! Se algum/ns padres possuem um linha parecida com a espírita, é fora desta comunhão e como é entendida, Benetton, isto é obvio!!! "



                R - "Poxa vida", será que você duvida até da sua santidade, o Papa João Paulo II ??? Lembro aqui, as palavras do Sumo Pontífice, para o qual todos os Católicos devem obediência e respeito. Tal pronunciamento refere-se à comunicação com os Espíritos ( e que a Igreja nega efusivamente ). Os dizeres foram proferidos nos Sermões de Audiência Geral, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, em novembro de 1983 («L'Osservatore Romano» ), cujo teor é composto do seguinte relato :

"O diálogo com os mortos não deve ser interrompido, pois, na realidade, a vida não está limitada pelos horizontes do mundo."

                Mas você poderá dizer que isso não faz parte dos dogmas de fé portanto não é para ser praticado ( já ouvi isso antes... ).

                Bem, acho que está havendo falta de sincronismo entre as autoridades católicas. Ora, então, quando o Papa ou algum digno representante Católico se pronuncia publicamente, não devemos dar importância ???   Devemos ignorar qualquer pronunciamento que venha do Sumo Pontífice, só porque Ele não falou Ex-Cáthedra ???

                Veja o que diz uma conhecida personalidade do meio Católico, e que eu acredito que Você conheça, ou seja, DOM ESTEVÃO BITTENCOURT :


ABRE ASPAS :

O Sr. Orlando Fedeli argui os últimos Papas de ter incorrido em erros doutrinários, apesar de gozarem do carisma da infalibilidade quando se pronunciam ex-cathedra, ou seja, como Mestres da fé e da Moral em caráter definitório. - Tal atitude não condiz com o pensamento da Igreja, QUE RECOMENDA AOS FIÉIS RESPEITO ÀS AFIRMAÇÕES DO SANTO PADRE, MESMO QUANDO NÃO FALA EX-CATHEDRA." ( Destaque meu ).

FECHA ASPAS.


                Recomendar respeito significa, no mínimo, acatar e refletir sobre o assunto, e isso resulta em posturas condizentes, ou seja, os Católicos devem pensar seriamente e levar em consideração TODAS as palavras do Papa !!!



" O farei melhor: lhe enviarei um artigo!"

OBS. : A resposta acima foi dada em função da minha refutação, quando Eu disse : "Aguardarei com ansiedade ( fatos que comprovem o milagre de San Genaro ). Outros disseram a mesma coisa há meses...


                R - Repito : Recebi pelo sistema ig.com.br . Já havia recebido o mesmo artigo, de outras pessoas, copiado da mesma fonte, pois são iguaizinhos ( será que foi cópia do Clap ? ) Enviei a matéria da Globo.com para as pessoas que haviam me enviado tal artigo e eles até concordaram que se há disparidades entre pesquisas de cunho científico, é melhor pesquisar mais.



" E corrige com mais morte? Que Deus é esse? Por favor!!! Quanta incoerência: não manda matar, mas corrige....: com o "karma"???"

OBS : A resposta acima foi dada, face a minha refutação : "Sabemos que Deus é todo bondade, infinitamente perfeito, mas também é justo, não deixando sem corretivos aquilo que considera errado." Tudo isso relativo às Passagens Bíblicas Números 31 : 17-18 ; Sl 94, 1 ; Sl 105,24-25 ; Sl 105, 36 ; Sl 110, 5-6, já citadas anteriormente, as quais demonstram um Deus vingativo, com sentimentos de ira, etc.


                R - Incoerência ???   Logo você vem me dizer isso ???  Ora, é A SUA BÍBLIA QUE ALUDE A TAIS ABSURDOS, COMO A MORTE, O ÓDIO A VINGANÇA, ETC, ETC.   No evangelho Segundo o Espiritismo não há tais barbaridades !!!



" Quem usa? Todos? E pelo debate, não podes elucidar? Sim, pesos diferentes são abomináveis, assim como o seu que pesa diferentemente para mim? Pois, afinal o faz tbém quando discute com seus irmãos espíritas? Qta. Incoerência!!! Não deveria a discussão ser calcada no peso da evolução? Não é no que crê?"

OBS. : A Resposta acima foi em referência a uma refutação minha anterior, ou seja : "Bem, vão dizer que em algumas passagens pegamos frases isoladas. Sim, fizemos isso para podermos usar da mesma "técnica" que usam quando o assunto é combater o Espiritismo. Assim estamos utilizando da mesma medida, pois "pesos diferentes são abomináveis ao Senhor ( Provérbios 20, 23).


                R - Quem usa ???   Todos os Bibliólatras fanáticos com quem tenho me correspondido, e invariavelmente todos são Católicos e Protestantes. Só que eles não elucidam !!! Fogem pela tangente dizendo que contra a palavra de Deus não há o que se discutir !!! Como se incitações ao crime, vinganças e ódio pudessem ser provindos de Deus, como foi narrado em Números 31 : 17-18 ; Sl 94, 1 ; Sl 105,24-25 ; Sl 105, 36 ; Sl 110, 5-6.   E incoerência foi a sua ao não entender o que a própria Bíblia católica diz em provérbios. O Tratamento dispensado aos irmãos é que deve ter o mesmo peso, e não as divergências de opiniões ou filosofias.   Meu Deus !



" LHE INDICO UM SITE DE QUE IRÁS GOSTAR: www.veritatis.com.br, quando for a este site, pesquise, em especial, a parte de apologética, sei que nos entenderá melhor. "

OBS. : A resposta acima ainda se refere às polêmicas Passagens Bíblicas, já mencionadas.


                R - Se Você já tem a resposta para tais incoerências na Bíblia, seria mais lógico expô-las, e assim reforçar e respaldar melhor as suas assertivas. Tudo o que quero é uma resposta simples. É para isso que estamos dialogando, ou não ? Se for assim, Eu economizaria tempo e dedo no meu teclado, pois era só recomendar a você ler tais sites, revistas, etc, e tudo estaria respondido. Até agora pouco recomendei quanto a sites. A maioria das minhas respostas estão aqui mesmo e sem meios-termos !!!



" Disse bem: te convence, mas o que te convence é sempre revelação, certo? Se assim o fosse terias pela sua tese, nascido espírita! "

OBS. : A resposta acima faz referência à minha refutação : "Digo novamente que a palavra de Deus é eterna e imutável. Tanto que Cristo nos ensinava por Parábolas, para que os Seus Ensinamentos tivessem aplicação em qualquer época. Isso sim me convence, e não incitações ao crime, vinganças e ódio, como provindos de Deus, como foi narrado em Números 31 : 17-18 ; Sl 94, 1 ; Sl 105,24-25 ; Sl 105, 36 ; Sl 110, 5-6 ."


                R - O que me convence é a coerência das Palavras de Cristo. É a Sua incomparável superioridade face aos que com Ele conviviam. É a sua infinita sabedoria e exemplos de amor ao próximo. O que me convence é a lei maior de Jesus : “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei “. Disso, Eu não abro mão !!!



" A revelação no AT e no NT são diferentes. No AT Deus evoluí o pensamento do povo, apesar de o povo Ter uma idade mental primitiva e errada... Ele trabalha dentro desta realidade, até que então possa Se mostrar mais e mais plenamente! No NT tudo pode ser considerado revelação...mas o contexto é outro. Procurarei um artigo sobre isso!"


                R - Você não faz ideia da quantidade de absurdos que Eu recebo, devido ao meu Site. Muitos Católicos e Protestantes, também, admito, não abrem mão de dizer que TUDO o que está na Bíblia é a palavra de Deus, até as barbaridades, como incitações ao crime, vinganças e ódio, como provindos de Deus, como foi narrado em Números 31 : 17-18 ; Sl 94, 1 ; Sl 105,24-25 ; Sl 105, 36 ; Sl 110, 5-6 .



" Lhe enviarei um artigo!"

OBS : A resposta acima é relativa à minha dissertação sobre como seriam, hipoteticamente, as Santas Escrituras, no ano 4.000, citada anteriormente.


                R - O que Eu quis dizer acima, é que os acontecimentos provocados exclusivamente por fanáticos religiosos, não podem ser atribuídos a Deus. Já comentamos sobre o livre arbítrio, e Deus não pode ser culpado pelos crimes cometidos em nome Dele. E isso é o que diz aquele fanático Bin Laden. Bem, acho que me fiz entender.


Abraços e Felicidades,

Jefferson













A Fé raciocinada e a Fé cega. O que significam ?            Padre Quevedo : Os seus Livros seriam os melhores do mundo ???            Assista ao Vídeo : O Vaticano já admite a comunicação com os Espíritos !!!            A lógica do Espiritismo frente à parapsicologia arcaica do Sr. Quevedo            Enfoques Religiosos e Científicos a respeito da existência de Adão e Eva            Católicos e Protestantes expõem seus argumentos contra o Espiritismo            Os originais em Hebraico e as divergências com as Bíblias atuais            Antigamente, a Igreja Católica aceitava a Reencarnação ...            Você sabia disso ???


PARA TOMAR CONHECIMENTO DESSES ASSUNTOS E MUITOS OUTROS, CLIQUE NO QUADRO ABAIXO :



Free Web Hosting